Saúde

Será que os ovos aumentam o colesterol?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 meses atrás em 16-11-2023

É muito frequente ouvir alguém a dizer que não come ovos (ou, em especial as gemas) porque tem o colesterol “mau muito alto”.

PUBLICIDADE

Estima-se que um ovo de 50g (classificado como pequeno) tenha cerca de 186mg de colesterol alimentar; como comparação, um ovo médio pesa, aproximadamente, 58g e contém cerca de 200mg de colesterol, explica o Vida Ativa.

Sabe-se que o consumo de ovos causa um aumento muito pequeno no colesterol total, no LDL e no HDL, mas não no rácio entre os dois tipos de colesterol.

PUBLICIDADE

Além disso, estima-se que apenas 30% da população responda de forma expressiva à ingestão de colesterol alimentar e isto depende de variadíssimos fatores como a etnia, estado nutricional, alguns polimorfismos genéticos e o IMC.

Vale ainda sublinhar que, quando se compara os efeitos do colesterol alimentar com o efeito dos ácidos gordos saturados/trans no colesterol plasmático total, os últimos provocam aumentos muito mais marcados. Assim, conclui-se desde já que os ovos não aumentam de forma apreciável o colesterol plasmático.

PUBLICIDADE

publicidade

Por isso, é assente que o ovo não há deverá afetar de forma expressiva o colesterol plasmático de grande parte da população.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE