Saúde

Será que beber café enquanto está doente é uma boa combinação?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 meses atrás em 07-11-2023

Uma bebida quente é frequentemente considerada um remédio para doenças respiratórias, como a gripe. Na verdade, estudos mostram que bebidas quentes podem ajudar a aliviar temporariamente sintomas como a dor de garganta. Além disso, não há como negar uma chávena quente nas mãos, pois é muito reconfortante.

PUBLICIDADE

Os especialistas partilham as suas ideias sobre beber café quando está doente.

Mantém-no acordado, mas o seu corpo precisa de descanso: “A cafeína é um estimulante e, embora provavelmente não tenha qualquer impacto seja com uma gripe ou de Covid-19, a natureza estimulante da cafeína pode ser contraproducente”, disse Suan Hassig, professora de epidemiologia. “Porque, quando está a lidar com uma infeção viral, uma das coisas que realmente precisa de fazer é descansar bem”, sublinha. O mesmo se aplica às bebidas energéticas.

PUBLICIDADE

Desidratação: “Se for uma doença leve, queremos ter cuidado ao consumir porque ela desidrata e tem um efeito diurético leve”, diz Daniel Monti, presidente do Departamento de Medicina Integrativa e Ciências Nutricionais da Jefferson Health.

Pesquisas recentes mostram que pessoas que bebem regularmente uma quantidade moderada de café não sofrem de desidratação com a bebida. Contudo, se vomitar ou estiver com diarreia é importante focar na hidratação com água, não com café.

PUBLICIDADE

publicidade

“Algumas infeções como a gripe, às vezes também podem causar sintomas gastrointestinais e agravar todo o sistema, do estômago até ao intestino, simplesmente não é uma boa ideia”, observou S. Hassig ao HuffPost.

Provavelmente não haverá grande problema em beber uma quantidade modesta enquanto está doente. “Não há nada de errado em beber um café, certamente na primeira metade do dia, se isso for algo que o impeça de ter uma dor de cabeça”, por exemplo, disse Hassig.

“É muito importante garantir que mantenha um bom nível de hidratação, mas água e sumos de frutas são uma maneira apropriada – a água é realmente melhor porque fornece ao corpo o que ele mais precisa, que são os fluidos para neutralizar a [doença]”, refere Hassig.

Chás de ervas e caldos quentes também podem ser bebidas úteis para beber quando está doente, descreve Monti.

Além disso, o chá verde pode ser mais fácil para o estômago.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE