Saúde

Será que ao arrancar os cabelos brancos eles crescem mais depressa?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 meses atrás em 13-12-2023

Os especialistas concordam que o aparecimento de cabelos brancos depende de vários fatores, incluindo a genética, idade e dieta alimentar.

PUBLICIDADE

“À medida que envelhecemos, ocorrem alterações hormonais que fazem com que os cabelos brancos apareçam numa certa idade”, explicou o cirurgião capilar, Patrick Davis .

De acordo com o Columbine Health Systems Center for Healthy Aging, “aos 50 anos, metade dos homens e mulheres terão pelo menos 50% de cabelos grisalhos”. 

PUBLICIDADE

A maneira mais fácil de prever quando ficará com o cabelo grisalho é olhar para os seus pais e avós. “Se eles tinham cabelos grisalhos numa idade relativamente jovem, há uma boa chance de que isso aconteça consigo também”, disse o dermatologista, Hamdan Absdullah Hamed.

Além desses fatores, o que comemos pode realmente afetar a chegada dos cabelos grisalhos.

PUBLICIDADE

publicidade

Estudos confirmam que a falta de vitaminas B12, D3 e cálcio podem estar associadas ao envelhecimento prematuro dos cabelos.

E mesmo que arranque os fios de cabelo que o incomodam, eles vão voltar. “O folículo capilar é basicamente a casa do fio, preenchida com as características do cabelo que retirou”, observou o cirurgião. “Portanto, ele voltará a crescer com essas características.”

Michele Green, dermatologista, concordou com a ideia. “Depois dos melanócitos de um folículo morrem, ocorrerá perda de pigmentação e novos fios de cabelo grisalhos crescerão a partir desse folículo”, disse. “Embora arrancar cabelos grisalhos possa levar à queda de cabelo ao longo do tempo, isso não causará o crescimento de mais cabelos grisalhos, pois apenas um fio de cabelo pode crescer a partir de um determinado folículo capilar”, pode ler-se no HuffPost.

Talvez mais importante seja o fato de que a remoção forçada do cabelo provavelmente danificará o folículo visado. Até pode estar a interromper o crescimento do cabelo nessa área.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE