Coimbra

Sentiu algum sismo em Coimbra?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 meses atrás em 09-11-2023

Várias pessoas comentaram nas redes sociais, no dia 8 de novembro, que teriam sentido um sismo em Coimbra.

PUBLICIDADE

O Notícias de Coimbra contactou, esta manhã, dia 9, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que referiu que “não registou” qualquer tipo de atividade sísmica no distrito de Coimbra, bem como na cidade. Na página da instituição também não consta qualquer tipo de ocorrência desta tipologia.

O IPMA acrescenta ainda que se se verificasse seria emitido um comunicado na página a dar conta do sucedido, tal não se veio a confirmar.

PUBLICIDADE

Recorde-se que a 2 de novembro, foi registado um abalo, com epicentro localizado a cerca de 4 quilómetros a oeste da Figueira da Foz. Foi sentido pelas 20:42 nas estações da Rede Sísmica do Continente. E, segundo a mesma fonte, “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada)”.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE