Universidade

Semana Cultural da Universidade de Coimbra com quase 40 eventos a pensar no “horizonte” (com vídeos)

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 24-02-2023

 A 25.ª edição da Semana Cultural da Universidade de Coimbra vai realizar-se de 01 a 15 de março, com quase 40 eventos, entre música, concerto, teatro e ‘performance’, que olham para o “horizonte”.

PUBLICIDADE

A programação, centrada no tema “Horizonte”, convida a olhar para o passado e para o futuro, abordando “os pilares” materiais e imateriais do património de Coimbra e funcionando como uma espécie de “aquecimento dos motores” daquilo que será depois a celebração dos dez anos da classificação da Alta, Universidade e Sofia como Património Mundial da Humanidade, afirmou hoje o vice-reitor daquela instituição de ensino superior Delfim Leão, durante a conferência de imprensa de apresentação da Semana Cultural.

Nesta iniciativa, a “Universidade sai da Alta” e vai ocupar diversos espaços da cidade, alguns deles “lugares improváveis”, com uma programação que tem também oferta para as crianças e vários eventos de entrada gratuita.

PUBLICIDADE

Ao longo de 15 dias, haverá concertos, instalações artísticas, exposições, ciclos de cinema, teatro ou ‘performances’.

A 09 de março, vai decorrer uma “performance” numa caravana, intitulada “Caravana Salatina”, pela associação Catrapum, que procura dar visibilidade aos salatinas, população da Alta que foi expulsa daquela zona para dar lugar à cidade universitária, durante o Estado Novo.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Vânia Couto, da associação Catrapum, a viagem faz-se através dos sentidos, mas também de música e de testemunhos gravados pela própria de alguns dos salatinas ainda vivos, que foram despojados do seu lugar na cidade.

“São pessoas que fazem parte da história e da cultura desta cidade e é preciso conhecer essas histórias”, realçou a artista, durante a conferência de imprensa.

Um concerto que tenta juntar a linguagem da arquitetura com a da música, um evento de gastronomia, um concerto que põe o jazz a dialogar com o Fado e Canção de Coimbra, e um ciclo de cinema dedicado à memória são algumas das propostas da Semana Cultural.

O evento arranca a 01 de março, com o Concerto do Dia da Universidade de Coimbra, pela Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente, que acolhe também no dia 03 o concerto de aniversário da Rádio Universidade de Coimbra, com a atuação dos grupos Quelle Dead Gazelle e OCENPSIEA.

No programa, estão ainda previstos, entre outros eventos, uma exposição do artista Diogo Evangelista sobre Plutão, uma performance com poesia e música em dois trajetos da cidade e um espetáculo do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra em torno da obra “Rei Ubu”, de Alfred Jarry.

A Semana Cultural é organizada pela Universidade de Coimbra e apoiada pelo banco Santader.

Pode consultar aqui toda a programação.

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE