Coimbra

Sem planos para o fim de semana? Saiba o que pode fazer em Coimbra nesta quadra natalícia

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 16-12-2022

Se ainda não tem planos para o fim de semana, saiba que Coimbra tem várias propostas para desfrutar em família nesta época festiva.

PUBLICIDADE

A uma semana do Natal, são muitas as sugestões natalícias que a cidade oferece. Destaque para o Mercado de Natal, que pode ser visitado até 23 de dezembro, na Praça do Comércio, de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 20h00, ao sábado das 10h00 às 22h00 e ao domingo das 10h00 às 20h00. Promovido pela União das Freguesias de Coimbra e Câmara Municipal, apresenta trabalhos de cerca de 40 expositores, não faltando também as barraquinhas com petiscos e bebidas, a música ambiente, animação de rua, concertos, ateliês, a casa do Pai Natal e, até, neve.

Uma visita à Baixa convida também a apreciar a iluminação festiva e a uma visita ao presépio de Cabral Antunes, no Mercado Municipal D. Pedro V. Outra das sugestões natalícias está no Vale das Flores, com o presépio em movimento dos Bombeiros Sapadores de Coimbra a continuar a afirmar-se como uma ótima sugestão para toda a família. Pode ser visitado todos os dias, das 10h00 às 20h00.

PUBLICIDADE

Ainda imbuído neste espírito natalício, destaque para a realização da primeira cerimónia de celebração pública do Hanukah, também conhecido como Festa das Luzes, com a presença de um candelabro de nove braços (hanukiah) até dia 25 de dezembro, na exposição “Judeus de Coimbra”, localizada no Pátio da Inquisição. A iniciativa vai contar com um momento simbólico para acender as velas do hanukiah, no domingo (18 de dezembro), pelas 16h45.

Se gosta de desporto, recordamos que vai realizar-se no sábado, a partir das 18h30, a tradicional Corrida São Silvestre, com partida e chegada na rua Infanta Dona Maria.

PUBLICIDADE

publicidade

Se prefere um bom momento de magia, pode assistir, no Convento São Francisco, ao espetáculo “Impossível ao Vivo” de Luís de Matos, que junta em palco cinco dos maiores mágicos do mundo. No sábado há duas sessões, às 17h00 e às 21h30, e no domingo há uma, às 17h00.

Se preferir dedicar o fim de semana à arte, tem várias exposições que pode visitar na cidade. Na Galeria Almedina continua a exposição itinerante “Projeto ADRIANO80”; na Sala da Cidade “Toma e lê” – Um século de leitura pública – “Da Ideia a 1993”; na Torre de Almedina “Coimbra, 1395”; na Torre de Anto a Exposição Permanente do Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra; no Edifício da Inquisição “Judeus de Coimbra”; no Centro de Arte Contemporânea “Que te seja leve o peso das estrelas”; no Edifício Chiado “A cor da vida” e a Coleção Telo de Morais, entre outras sugestões.

Para os mais novos, no sábado, às 11h30, há “Contos com Neve” na Casa Municipal da Cultura.

No Mercado Municipal D. Pedro V há também atrações para os mais jovens, com “Cinema Gigante” no sábado, a partir das 21h30. Já os mais velhos, podem participar, no mesmo dia, entre as 18h30 e as 20h00, na Praça do Mercado, nas “Provas de Natal de Cerveja Artesanal”.

No domingo, no Espaço The Loop, na Baixa, há “Teatro de Marionetes – Na rua” (10h30, 11h30, 15h00 e 16h00).

Destaque ainda para os Cantares Tradicionais de Natal, às 16h30, na Praça do Comércio; para a atuação do Coro Carlos Seixas, às 18h00, na Igreja Santiago; e para o concerto dos Mano a Mano “Disco de Natal (blues/jazz), às 19h00, no Salão Nobre da Câmara de Coimbra.

Estas são apenas algumas das muitas sugestões que Coimbra oferece, este fim de semana, para desfrutar com a família ou com amigos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE