Saúde

Saúde do Centro apela ao cumprimento das medidas de saúde pública

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 17-12-2021

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) apelou hoje ao cumprimento das medidas de saúde pública no Natal e Ano Novo, nomeadamente o distanciamento social de 1,5 metros, uso de máscara e higienização das mãos.

PUBLICIDADE

Em comunicado, o departamento de saúde pública daquele organismo descentralizado do Ministério da Saúde recomendou às pessoas que procedam também ao arejamento e ventilação dos espaços interiores, à etiqueta respiratória e à autoavaliação diária de sinais e sintomas sugestivos de infeção.

A ARSC apelou ainda à vacinação contra a covid-19 e contra a gripe, quando recomendada, referindo que esta vacina também é gratuita a partir dos 60 anos de idade e está disponível nos Centros de Vacinação.

PUBLICIDADE

Solicitou também à população que se teste regularmente para detetar a covid-19, e que, nesta época festiva, o faça “na data mais próxima possível dos seus convívios familiares”.

“A testagem permite detetar casos sem sintomas que, de outra forma, iriam infetar terceiros”, alertou o comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

O organismo descentralizado do Ministério da Saúde pediu ainda às pessoas para evitarem aglomerações fora do núcleo familiar e viagens desnecessárias.

A ARSC alertou também para a necessidade de se proteger as pessoas mais vulneráveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE