Coimbra

São João do Campo, S. Silvestre e São Martinho de Árvore acolhem os “lugares sonoros”

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-12-2021

A programação “Fora dos Eixos: Práticas Artísticas de Proximidade”, da responsabilidade do Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube terá, este fim de semana, as suas derradeiras atividades no ano de 2021.
São João do Campo, S. Silvestre e São Martinho de Árvore serão os “lugares sonoros” dos passeios guiados por Luís Antero, este sábado e domingo.

PUBLICIDADE

Assumidamente excêntrico, este programa não se cinge aos lugares privilegiados das freguesias centrais ou exclusivamente urbanas. Fora dos Eixos atua num território que, embora heterogéneo, partilha a necessidade de respostas efectivas no que toca às oportunidades de fruição e participação ativa nas artes, lê-se numa nta enviada ao NDC.

No ano de estreia, o Fora dos Eixos beneficiou do financiamento do programa Garantir Cultura, do Fundo de Fomento Cultural/GEPAC, que permitiu a realização, desde 27 de agosto, de 15 iniciativas, desde clássicos do cinema musicados por Marcelo dos Reis (Souselas, Trouxemil, Almalaguês, Cernache e Antanhol), os concertos de Mondego
Ensemble (Mercado do Calhabé e Escola Secundária José Falcão), Rodrigo Amado (Anfiteatro dos Olivais) e O Gringo Sou Eu (Bairro do Ingote), a residência do Mondego Ensemble n’A Loucomotiva (Grupo de Teatro de Taveiro), e os cinco passeios sonoros e de escuta criativa com Luís Antero, que estão a decorrer até domingo(Brasfemes, Ceira, São João do Campo, S. Silvestre e São Martinho de Árvore).

PUBLICIDADE

Estes passeios partem da constatação de que o som faz parte da identidade dos lugares.

Refira-se que Luís Antero é paisagista sonoro e desenvolve, desde 2008, um trabalho de recolha e documentação do património acústico de várias zonas do território nacional, com base em gravações sonoras de campo.

PUBLICIDADE

publicidade

As inscrições para os passeios sonoros são gratuitas, e podem ser efetuadas através do endereço de email reservas.jazzaocentro@gmail.com.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE