Coimbra

 Santana Lopes enterra “machados de guerra” e abre a porta à oposição na Figueira da Foz  

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-09-2021

O eleito presidente da Câmara da Figueira da Foz, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente do município Pedro Santana Lopes, disse hoje que quer “enterrar machados de guerra” e está disposto a atribuir pelouros aos vereadores da oposição.

PUBLICIDADE

No discurso de vitória, Santana Lopes “apelou a que antigos machados de guerra sejam enterrados”, acrescentando que o movimento “sabe ler os significados dos resultados eleitorais”.

“Quero dizer à oposição que se quiserem participar, as portas estão abertas. Se algum quiser algum pelouro, estou disposto a isso, porque todos os esforços são poucos”, afirmou o presidente eleito, depois de conseguir quatro mandatos na câmara municipal, contra outros quatro do PS e um do PSD.

PUBLICIDADE

Dirigindo “um abraço” de forma indireta à candidatura do PSD liderada por Pedro Machado, que recorreu para os tribunais contra o movimento ‘Figueira a Primeira’, Santana Lopes esclareceu que foi “ensinado a perdoar”, frisando, contudo, que “perdoar é uma coisa e esquecer é outra” e que o “entristeceu ver o partido onde militou durante anos a tratá-lo bastante mal” na Figueira da Foz, depois de ter sido convidado pelo PSD a ser candidato noutros 12 concelhos.

Apesar de querer “enterrar machados de guerra”, o líder do movimento ‘Figueira a Primeira’ deixou claro que “ninguém o verá do lado contrário ao dos seus princípios por interesses políticos”, ao dizer que “sabe bem qual é o seu bando”.

PUBLICIDADE

publicidade

O movimento ‘Figueira a Primeira” conquistou ainda as freguesias de Buarcos/São Julião e Paião, mas não conseguiu ganhar a assembleia municipal.

O movimento “Figueira a Primeira” (FAP), de Pedro Santana Lopes, venceu as eleições autárquicas de domingo na Figueira da Foz, com 40,39% dos votos, segundo os dados do Ministério da Administração Interna.

Apurados os resultados nas 14 freguesias do concelho, o FAP obteve 40,39% dos votos e quatro mandatos. Em segundo lugar ficou o PS, com 38,39% dos votos e também quatro mandatos. O PSD ficou em terceiro lugar, com 10,83% e um mandato, e a CDU 2,68% sem mandatos.

Pedro Santana Lopes, ex-líder do PSD e ex-primeiro-ministro, conquistou a presidência a câmara da Figueira da Foz, que já tinha governado, pelo PSD, entre 1997 e 2001.

A estas eleições autárquicas, concorreram ainda Bernardo Reis (CDU), Rui Curado Silva (BE), Pedro Machado (PSD), Miguel Mattos Chaves (CDS-PP) e Carlos Monteiro (PS), atual presidente da autarquia.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE