Saúde

Sanfil Medicina assume atividade do hospital da Misericórdia em Leiria (com fotos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-04-2022

Foi assinado esta quinta-feira o acordo de parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Leiria (SCML) e a SANFIL MEDICINA para o desenvolvimento da atividade hospitalar do Hospital D. Manuel de Aguiar (HDMA), em Leiria.  

PUBLICIDADE

Carlos Poço, Provedor da Misericórdia e Pedro Marcelino, CEO do Grupo Sanfil foram os anfitriões de mais de 120 convidados perante os quais explicaram os “objetivos do acordo estabelecido e detalhando os contornos de uma visão conjunta para o futuro”.

A apresentação foi encerrada pelo Presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, que demonstrou “grande satisfação por ver entidades tão relevantes da cidade e da região encontrarem soluções para servirem a comunidade ao nível da saúde, através de uma plataforma de parceria e cooperação, ao invés de se desgastarem em investimentos duplicados e modelos concorrenciais que não acrescentem valor para o cidadão”.

PUBLICIDADE

O provedor da SCML lembrou as “melhorias alcançadas na dinamização da atividade do Hospital nos últimos anos”, mas reconheceu a “necessidade continuada de elevados investimentos” e daí procurarem encontrar uma solução para o futuro do HDMA.

Na procura dessas soluções, acrescentou Carlos Poço “em que desenvolveram diversos contactos, incluso com alguns dos maiores operadores privados de saúde”, a SCM “considerou que o GSM sendo o operador privado de referência na área da saúde na zona centro, com doze unidades a operar em Coimbra, Cantanhede, Figueira da Foz, Lousã, Leiria, Pombal, Alcobaça, Marinha Grande, Aveiro e Viseu, reunia as competências necessárias para gerir o HDMA, desenvolvendo-o e potenciando sinergias, na rede de cuidados de saúde que já explora”.

PUBLICIDADE

publicidade

Reconheceu ainda que o “Grupo Sanfil Medicina, sendo o proprietário do Centro Hospitalar de S. Francisco, tem “uma sólida e comprovada experiência na região de Leiria, no relacionamento com clínicos, enfermeiros, auxiliares de ação médica, para além de que nos últimos anos tem construído novas infraestruturas, investindo continuamente em tecnologia e criando emprego direto e indireto, tendo sempre presente e como objetivo essencial, um extremo humanismo nos cuidados aos utentes”.

A “SCML e a SANFIL MEDICINA identificam-se com os valores de profissionalismo, seriedade e serviço ao próximo que se impõem, estando confiantes que o HDMA amplificará a resposta de cuidados de saúde com integral respeito pelos valores da saúde e da vida”, concluiu.

A partir do próximo dia 1 de maio de 2022, a SANFIL MEDICINA passará a deter pelo prazo de 10 anos a sociedade HDMA, SA e a ser responsável pelo seu desenvolvimento.

A SCML poderá assim dedicar-se em exclusivo às áreas assistenciais que já hoje desenvolve, fortalecendo-as e fazendo-as crescer, que a Sanfil Medicina indicou estar também disponível para apoiar.

Pedro Marcelino sublinhou que a “assunção do HDMA, mostra que a SANFIL MEDICiNA, para além do crescimento tido em 2021 a caminho para uma implantação nacional, atribui a Leiria um papel fundamental na sua atividade e no seu posicionamento estratégico”.

Assumiu que no HDMA a SANFIL MEDICINA vai “reforçar os serviços de saúde disponibilizados aos utentes, com a contratação de mais clínicos, reforço das especialidades clínicas cirúrgicas e não cirúrgicas, alargamento de horários e investimento em equipamentos e tecnologia”.

Acrescentou ainda que o HDMA será uma “unidade de exclusividade e referência com resposta diferenciada e especializada não só na saúde, como também no bem-estar físico e mental, focada naquilo que o utente considera mais relevante, para estar bem consigo e com os outros”.

A este respeito referenciou que o HDMA, e todas as unidades do GSM, terão condições especiais para os irmãos da SCML e seu agregado familiar, conforme protocolo a divulgar oportunamente.

O administrador disse ainda que os serviços de atendimento médico permanente e de sinistralidade, terão horário alargado, permitindo aos utentes ter consulta de clínica geral e familiar sem marcação prévia, serviço médico de ortopedia ou acesso à prestação de todo o tipo de cuidados de enfermagem.

Pedro Marcelino terminou prometendo ao presidente da Câmara, em nome do GSM, que “Leiria será referência nacional nos cuidados de saúde, pois numa rede integrada de respostas entre o CHSF e o HDMA, em diálogo constante com o Hospital de S. André, quem viver, ou escolher viver na região de Leiria, estará seguro quando necessitar que cuidem de si, ou da sua família”.

Sanfil Medicina assume atividade do hospital da Misericórdia em Leiria

Image 1 of 10

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE