Carteira
Salário de deputados é “oito vezes superior” ao dos professores, enfermeiros e GNR?
Imagem: Depositphotos
A publicação é de 2018 mas voltou a ficar viral nas redes sociais. Na imagem, pode ver-se a comparação entre os salários dos deputados com o de várias profissões e também com o salário mínimo nacional.
Começa-se por frisar o valor do ordenado mínimo: “557 euros para governar a vida”. Seguidamente aponta-se o vencimento da GNR, professores e enfermeiros: “900 euros para arriscar a vida”, “1.030 euros para preparar para a vida” e “1.100 para ajudar a manter a vida”. No final, visando os deputados à Assembleia da República, lança-se a farpa: “8,700 para nos lixar a vida“.
Mas estes valores são verdadeiros? Em primeiro lugar, o valor do salário mínimo nacional está desatualizado. O valor que consta na tabela é de 2017. Já em 2024, o salário mínimo nacional é de 820.
Na tabela também não é claro se se trata de valores líquidos ou ilíquidos, além de não se ter em conta os anos de carreira ou os postos.
Relativamente à GNR, de acordo com a Tabela Remuneratória Única, um militar acabado de entrar na carreira recebe um salário de quase 1200 euros.
Quanto a um enfermeiro, recebe um salário mensal de cerca de 1300 euros.
PUBLICIDADE
Já os professores em média, recebem entre 906 e 1 369 euros brutos por mês em início de carreira.
Por fim, um deputado sem regime de exclusividade pode ascender os 4.900 euros.
Em suma, não há um único número que esteja correto.
No que concerne aos deputados, importa ter em atenção que ao salário acresce um conjunto de suplementos ou abonos (despesas de representação, ajudas de custo, subsídio de deslocações em trabalho político, etc.) que resulta no pagamento de um valor líquido superior ao valor bruto determinado no Estatuto Remuneratório.
Quanto às referidas profissões, os valores dos salários vão aumentando mediante a progressão nas respetivas carreiras. E mesmo os valores pagos em início de carreira não são oito vezes inferiores aos dos deputados.
Segundo a avaliação do Polígrafo, é falsa a afirmação. As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE