Vamos

Sabores do campo e rio em destaque no Festival do Arroz e da Lampreia em Montemor-o-Velho

António Alves | 2 meses atrás em 13-03-2024

O arroz carolino do Baixo Mondego e a lampreia são os embaixadores de mais uma edição do Festival que decorrerá nos dias 16, 17, 21, 22 23 e 24 de março no Largo da Feira em Montemor-o-Velho. A escassez do ciclóstomo leva a que esta edição seja uma oportunidade para os visitantes degustarem aqueles que são os sabores do campo e do rio.

PUBLICIDADE

É um dos mais importantes eventos gastronómicos da Região de Coimbra. O Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio volta a realizar-se no centro da vila de Montemor-o-Velho.

Numa tenda com 4.200 metros quadrados, os visitantes têm à disposição uma praça de restauração com 5 tasquinhas e 3 petisqueiras, 2 palcos, 4 stands de doçaria, 6 bares e uma área com 24 bancas de artesanato e mercadinho de produtos endógenos.

PUBLICIDADE

A alteração feita pela organização do Município de Montemor-o-Velho proporcionará aos visitantes “uma visita ainda mais agradável e, ao mesmo tempo, dar mais destaque aos produtos endógenos e artesanato”, afirmo presidente da câmara Emílio Torrão.

Ao longo dos cinco dias do evento, o programa conta ainda dois Minichef nos domingos 17 e 24 de março. Dirigida às crianças entre os 6 e os 12 anos, esta iniciativa que decorre entre as 12:00 e as 15:00 pretende desafiar os mais novos “a aprender mais sobre os produtos locais e criar um novo elo de ligação ao festival”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para os sábados de 16 e 23 de março, o município promove a “Hora do Arroz Doce”. Entre as 15:00 e 18:00, é a vez das mulheres e homens assumirem o comando da cozinha para fazerem arroz doce à sua maneira. O objetivo é dar a conhecer as receitas de família “sem revelar o segredo”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Emílio Torrão

Na conferência de imprensa, foi abordada a questão da falta de lampreia. Apesar de existirem alguns peixes recolhidos no Mondego para serem confecionados durante o festival, Emílio Torrão deixa dois apelos: os interessados devem fazer a reserva antecipada do prato de arroz de lampreia e, por outro lado, solicitar apenas um ou dois pratos para serem degustados à mesa do festival para permitir que mais pessoas possam ter acesso à lampreia.

O festival montemorense conta ainda com duas sessões do projeto “A comer é que a gente se entende”, a apresentação do livro “Viagem Imaginária” de António Vilhena e ilustração de Márcia Santos e as viagens gratuitas em comboio turístico nos domingos de 17 e 24 de março.

Tal como aconteceu nos anos anteriores, o festival do arroz e da lampreia é um evento ecológico. Como tal, serão apenas usados copos reutilizáveis e iluminação Led.

O certame decorre no sábado, 16 de março, entre as 12:00 e as 02:30. No domingo, 17 de março, irá funcionar entre as 12:00 e as 01:00. Na quinta-feira, 21 de março, entre as 12:00 e as 01:00.

Nos dias 22 e 23 de março (sexta-feira e sábado), decorre entre as 12:00 e as 02:30. No domingo de encerramento (24 de março), as portas estão abertas entre 12:00 e as 23:00.

Em paralelo com o certame, está a decorrer desde o início de março até ao domingo de Páscoa, 31 de março, o festival em 9 restaurantes do concelho.

Tasca da Mariana, O Marinheiro, Meco Restaurante, A Grelha, O Refúgio de Paúl, Casa Arménio, O Pimpão, O Serrado e O Mosteiro são os espaços de restauração aderentes para “reforçar e ampliar os valores do festival”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação do festival

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE