Vamos

Sabia que não pode guardar certos legumes e frutas no frigorífico?

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 19-04-2023

De acordo com algumas pesquisas, a prevenção da contaminação dos alimentos através do frio pode alterar o conteúdo em compostos fitoquímicos presentes nestes alimentos, adianta o nutricionista Hugo Canelas.

PUBLICIDADE

“Os compostos são sintetizados pelas plantas no sentido de as ajudarem a prosperar, funcionando ainda como mecanismos de defesa contra predadores, e incluem os compostos fenólicos e as vitaminas antioxidantes, entre outros”, explica.

O papel dos fitoquímicos está bem documentado e é uma das razões pelas quais o consumo de frutas e vegetais é tão importante para a saúde humana.

PUBLICIDADE

“Os carotenóides, por exemplo, são importantes para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a saúde ocular. De acordo com estudos, a luteína e a zeaxantina contribuem para reduzir o risco de degeneração macular e por isso, cegueira”, refere.

Os investigadores relataram alterações na atividade e conteúdo dos compostos fenólicos presentes na batata após armazenamento no frio.

PUBLICIDADE

publicidade

Hugo Canelas explica que outros estudos verificaram que embora compostos como antocianinas, flavenonas e ácido hidroxicinâmico presentes nas laranjas possam aumentar durante o armazenamento a 6ºC, o teor de vitamina C diminuía bastante.

“Outro estudo relata uma redução rápida da atividade antioxidante dos brócolos armazenados a 1ºC, após comprometimento da quantidade de vitamina C e compostos fenólicos totais”, refere.

O nutricionista explica ainda, segundo as pesquisas que consultou, que um estudo elaborado com maçãs relatou uma pioria em grande parte dos parâmetros de qualidade, incluindo firmeza, peso e teor de sumo.

Fica a lista de frutas e legumes que não devem de ser armazenados no frigorifico.

Frutas: maçãs e peras, abacate, banana, meloa e melancia, manga, nectarinas e pêssegos, ameixas, papaia e ananás.

Legumes: cebolas, alho, batata (doce, inglesa e outros tipos), abóbora e tomate.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE