Economia

Sabia que há alimentos que duram mais de 10 anos numa despensa? Descubra quais

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 07-04-2023

Há alimentos que podem durar décadas e outros mesmo para sempre. Parece mentira, mas há mesmo comida que não se estraga, apesar de certas perderem características nutricionais ou de sabor. O truque é saber conservá-la nos sítios certos e à temperatura ideal.

PUBLICIDADE

Da próxima vez que arrumar a despensa da casa, lembre-se desta lista do “Insider” com alimentos que a MAGG confirmou junto da nutricionista Bárbara Oliveira.

Mel: Se estiver bem armazenado em temperatura ambiente, o mel é capaz de durar décadas. O que o torna tão resistente é o açúcar e o facto de não conter água, que impede a possibilidade do desenvolvimento de bactérias, segundo o The National Honey Board.

PUBLICIDADE

Sal marinho: O que é natural e sem aditivos— não tem data de validade, ou seja, dura mesmo para sempre. O sal de mesa já é diferente: perde a validade em mais ou menos cinco anos devido aos suplementos químicos, como é o caso do iodo.

Arroz: Selvagem, branco e basmati são os tipos de arroz que não cozinhados duram algum tempo. Caso armazenados em recipientes sem oxigénio, 30 anos. Será quase eterno se o conservar numa temperatura igual ou abaixo dos quatro graus.

PUBLICIDADE

publicidade

Feijões secos: são aqueles que estão no seu estado natural, nunca perdem validade ou sequer propriedades nutricionais. No entanto, e apesar de não ganharem substâncias tóxicas, ficam muito duros. Por isso, caso já os tenha há muito tempo, demolhe-os durante bastante tempo para só depois os cozinhar.

Extrato de baunilha: O facto de nascer da infusão da fava com o álcool, ter uma base alcoólica e não ter água, as bactérias não conseguem desenvolver-se. Isto faz com que este extrato e outros do género nunca se estraguem e percam a validade.

Molho de soja: tecnicamente nunca perde a validade, nunca fica estragado e nunca o fará ficar doente. Contudo, segundo o “Insider”, se exceder os três anos, apesar de ainda ser comestível, terá perdido o seu “sabor, textura e aroma”.

Vinagre: o branco destaca-se porque nada nele se altera com o tempo. O vermelho ou balsâmico, por exemplo, podem perder a cor e sofrer alteração no sabor, ainda que sem riscos para a saúde.

Leite em pó:
como não têm água ou oxigénio, duram muito tempo, mais especificamente 10 anos, segundo o “Insider”. Excedido este tempo, não se estraga, mas perde os nutrientes e sabor.

Café instantâneo: O café instantâneo foi criado para durar muito. A sua validade prolonga-se durante cerca de 20 anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE