Saúde

Sabia que devia lavar as bananas antes de as descascar? Veja porquê

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 meses atrás em 31-10-2023

Provavelmente não comeria uma maçã e uvas sem lavá-las primeiro. 

PUBLICIDADE

“Deve lavar os produtos que tenham casca com água mesmo que a ideia seja deitá-los fora”, explica Tamika Sims, diretora de comunicações de tecnologia de alimentos do Conselho Internacional de Informação Alimentar, ao HuffPost. “Esta é uma prática recomendada no manuseio seguro de alimentos para minimizar a transferência de sujidade ou micróbios que podem estar na casca para o interior da fruta que planeia consumir.”

Embora possa ser visível na pele, pesticidas ou micróbios como salmonela ou campylobacter, que podem causar doenças, não são necessariamente visíveis. T. Sims refere que deveria lavar todos os produtos antes de comê-los, mesmo os que descasca.

PUBLICIDADE

Cascas de banana e de abacate, bem como outros produtos com “capa” grossa são tão suscetíveis a bactérias quanto a frutas e vegetais mais macios e de casca mais delicada, diz Trevor Craig , especialista em segurança alimentar.

A Food and Drug Administration dos EUA detetou listeria e salmonela na parte externa do abacate, pode ler-se.

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, a lavagem pode remover pesticidas ou herbicidas ou até mesmo aquela “camada de cera”, afirma.

Joshua Resnick , chefe-instrutor de artes culinárias do Instituto de Educação Culinária afirma que deve lavar todos os produtos que corta.

“No final, não sabe o que aconteceu durante a produção”. “Mesmo que tenha acabado de sair da terra e tenha sido colocado numa caixa e levado para um mercado, o  produto poderia ter entrado em contacto com todos os tipos de sujidade ou poluentes durante a viagem”, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE