Primeira Página

Sabia que caiu um avião britânico em Mira durante a 2ª Guerra Mundial?

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 04-03-2024

O município de Mira vai assinalar esta quarta-feira, 6 de março, 80 anos da queda de um avião bombardeiro britânico na vila. Cerimónia conta com o descerramento de um memorial e relatos na 1ª pessoa.

PUBLICIDADE

A queda do avião bombardeiro britânico, Lockheed Hudson IIIA FK791, na região de Mira deixou “uma memória que perdura até hoje” na vila.

Segundo relatos da altura, o bombardeiro partiu no dia 5 de março de 1944 de Portreath, Inglaterra, para a Base das Lages nos Açores. Durante a viagem, o avião enfrentou uma tempestade no Golfo da Biscaia, resultando na decisão do piloto, David Duncan McPetrie, de ordenar a colocação dos paraquedas à tripulação.

PUBLICIDADE

Ao aproximar-se de Mira, um dos motores falhou, levando ao lançamento de um bote insuflável na Lagoa. Walter Edward Potwarka foi o único sobrevivente, saltando em segurança.

O piloto tentou uma manobra para retornar ao norte, mas perdeu o segundo motor e, consequentemente, o controle do avião, que se despenharia a sul da Ermida por volta das 05:00 de 6 de março de 1944.

PUBLICIDADE

publicidade

Para assinalar os 80 anos deste trágico acidente, o município de Mira promove esta quarta-feira, 6 de março, a cerimónia evocativa dos 80 anos da queda de avião bombardeiro da II Guerra Mundial FK791.

O programa consiste no descerramento de um memorial, pelas 18:30, no Largo da Ermida. Às 19:00, têm lugar no Centro Popular de Trabalhadores da Ermida “Relatos na 1ª pessoa”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE