Saúde

Sabia que a insónia pode estar associada a um AVC?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 30-06-2023

Se fica acordado à noite,  se é incapaz de adormecer com frequência, pode sofrer de insónia. Embora possa parecer de pouca importância, além da falta de descanso, uma pesquisa mostra que pessoas com este problema podem ter um risco maior de sofrer um Acidente Vascular Cerebral, conhecido como AVC .

PUBLICIDADE

A insónia é a dificuldade em adormecer, afirma Amit Sachdev, diretor da Divisão de Medicina Neuromuscular da Michigan State University que acrescenta que “está relacionada com o aumento da pressão arterial, o que pode aumentar o risco de derrame cerebral”.

Pode causar uma desregulação inflamatória e metabólica associada à diabetes, doenças cardíacas e pressão alta, que são fatores de risco conhecidos para um AVC, acrescenta Adi Iyer, neurocirurgião do Pacific Neuroscience Institute. 

PUBLICIDADE

Os distúrbios do sono devem ser tratados como qualquer outro problema de saúde grave, pois têm implicações a longo prazo, incluindo o risco de derrame, explica Iyer à Prevention

A redução do stress e a boa saúde do corpo são importantes para reduzir o risco de AVC, menciona Sachdev, e ambos são influenciados pelo sono. “Pode parecer aborrecido, mas o corpo gosta de uma boa rotina”, conclui o especialista. 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE