Economia

Sabe o que é o Smart Farm? É o presente e o futuro da agricultura

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 22-11-2023

A Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas (ANIPLA) apresentou esta quarta-feira, 22 de novembro, na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) o projeto Smart Farm. Um espaço de demonstração da implementação das boas práticas agrícolas e que pretende ser um fator de atração de jovens ao setor.

PUBLICIDADE

Esta plataforma, disponível na página da internet da Anipla, pretende ser um local de referência na formação, promoção e divulgação das melhores técnicas, tecnologias e equipamentos para a utilização segura de produtos fitofarmacêuticos. Em declarações ao Notícias de Coimbra, o diretor executivo João Cardoso explicou que o projeto nasceu em 2016 com o objetivo de capacitar os agricultores às boas práticas.

Para tal, e com o apoio da Companhia das Lezírias, decidiram instalar o projeto nesta exploração agropecuária e florestal. Situada em Samora Correia, a Smart Farm privilegia a área da água, alimentação, saúde e biodiversidade para a divulgação das boas práticas. Para chegar a mais profissionais, a Anipla decidiu criar em 2022 o Virtual Smart Farm.

PUBLICIDADE

“Acessível em qualquer parte do mundo através da página da internet da Anipla, podemos explorar todos os conteúdos relacionados com esta área e que vão desde à boa aplicação dos produtos fitofarmacêuticos até à promoção da biodiversidade”, frisou. Em apenas um ano, a página já foi visitada por 10 mil pessoas.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com João Cardoso

PUBLICIDADE

publicidade

Do lado da Escola Superior Agrária de Coimbra, o presidente Rui Amaro salientou a importância da sustentabilidade no setor agrícola. No entender do responsável, uma das principais preocupações deverá passar pela forma como vamos deixar os recursos naturais às gerações futuras. “Devemos deixá-los ao mesmo nível daquele que os encontramos e não degradá-los de forma a que as gerações vindouras tenham as mesmas possibilidades que estamos a ter agora”, disse.

Sobre a utilização das novas tecnologias, o docente entende que elas estão a ajudar os agricultores a uma produção mais equilibrada e de acordo com as necessidades do mercado.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Rui Amaro

O roadshow realizou-se na ESAC e contou com as intervenções de Jorge Canhoto, do Centro de Informação e Biotecnologia (CIB), sobre “Novas Técnicas Genómicas”; Cátia Pinto, do Smart Farm Colab, relativo ao tema “Agricultura Digital e de Precisão”; e Pedro Pimenta, da Cooperativa Agrícola de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE