Saúde

Sabe como detetar se a comida está estragada? 11 alimentos a que devemos prestar atenção

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 18-04-2023

A comida quando não é bem conservada pode ficar estragada rapidamente. Quando isso acontece, devemos estar atentos aos prazos de validade e, mesmo assim, por vezes não é o suficiente.

PUBLICIDADE

Existem formas de perceber se os alimentos estão prontos a serem comidos. Segundo o Notícias ao Minuto que cita o site Gourmandize, este revelou como pode saber se estes alimentos estão bons para serem ingeridos. Existem testes rápidos que podem ser feitos.

Molhos: Maionese, ketchup e mostarda – duram muito tempo quando guardados no frigorífico. Contudo, é melhor acautelar e perceber se não têm nenhum odor desagradável. 

PUBLICIDADE

Manteiga: Confira se não perdeu a cor ou se apresenta um sabor mais azedo. Deve ser guardada no frigorífico ou  fora, mas protegida da luz.

Pão: O pão ganha bolor facilmente. Se verificar numa fatia, o melhor é não comer o resto. Se está duro, use-o em algumas receitas, mas cuidado com o bolor.

PUBLICIDADE

publicidade

Enlatados: Duram vários anos, mas convém estar atento a alguns sinais. Se a lata estiver amassada, enferrujada ou com a tampa meio saliente, pode indicar que algo está errado. Existem bactérias que podem ser fatais.

Carne de aves: Se tiver uma cor cinzenta opaca e um cheiro estranho, tenha cuidado.

Manteiga de amendoim: Um cheiro e sabor estranho são alertas. Se o óleo se separar, não é grave, basta mexer um pouco.

Húmus: Se for caseiro, pode durar entre 3 a 10 dias. Consegue saber se ainda está em condições pelo cheiro. Se notar azedo, o melhor é não consumir.

Carne vermelha: Manchas castanhas, em estado pegajosa, o melhor também é deixá-la de lado.

Iogurte: Se encontrar mais líquido do que o normal no interior da embalagem, não consuma.

Azeite: Não tem sabor nenhum e apresenta também uma textura e sabor diferentes.

Ovo: O clássico teste de encher um copo com água e colocar o ovo lá dentro. Se vier ao de cima não o coma.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE