Desporto

Russo conquista Amarela

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 15-08-2023

Faltan tavam menos de 150 metros para a meta quando o espanhol Luis Angel Maté (Euskaltel-Euskadi) disparou para a vitória deixando, Artem Nych (Glassdrive/Q8/Anicolor), com quem lutara nos últimos quilómetros, agarrado ao chão.

PUBLICIDADE

Mate, tranquilo e sereno, explorou ao máximo a roda do russo cuja máscara de esforço fazia adivinhar que não teria pernas para reagir. Artem Nych não venceu, foi segundo, mas estava a ganhar tempo a Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts/Tavira/Farense) que partira para a etapa com a Camisola Amarela Continente.

 Os pouco mais de dois minutos que Delio perdeu (11º lugar) possibilitavam ao russo chegar à liderança relegando o anterior comandante para o segundo lugar da Geral a 27 segundos. Depois da etapa menos conseguida na Torre, a Glassdrive/Q8/Anicolor com uma estratégia de muito trabalho coletivo deu a volta à corrida.

PUBLICIDADE

Sem tempo para recuperar devidamente do esforço da subida do dia anterior, o pelotão iniciou a 6ª etapa em Penamacor decidido a enfrentar os últimos 168 quilómetros e meio antes do Dia de Descanso. 
Um grupo de 13 corredores num primeiro momento, reduzido a 12 devido a uma desistência na frente da corrida, rolou isoladamente a maior parte da etapa que guardou para os últimos 70 quilómetros cinco das seis contagens de montanha. A fuga chegou a atingir os seis minutos de vantagem.

Foi uma fuga numerosa que marcou a etapa. Dentro dos escapados estavam dois ciclistas da Glassdrive/Q8/Anicolor e dois da Efapel Cycling. Quando a corrida começou a ferver, em Aldeia Viçosa, os ciclistas que estavam em fuga de ambas as equipas descaíram para ajudar os líderes. No grupo do Camisola Amarela Continente, o líder da equipa Efapel Cycling, Henrique Casimiro, esteve sempre atento às movimentações de Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor).

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE