Deputados

Rui Duarte questiona Governo sobre fecho de escolas no distrito de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 12-06-2014

O deputado socialista Rui Duarte quer saber se “o Governo está em condições de avançar” com o “número real de escolas a encerrar no distrito de Coimbra” e quais são “os fundamentos subjacentes” a tal decisão.

PUBLICIDADE

Na pergunta dirigida ao Governo, através do Ministério da Educação, Rui Duarte também questiona sobre “os motivos que determinam que, numa fase em que já se começa a preparar o ano letivo de 2014/2015, ainda não haja uma decisão final sobre o número de escolas a encerrarem no país”.

Recordando que “alguns municípios do distrito de Coimbra se encontram em pleno processo de revisão das cartas educativas municipais”, o deputado interroga se “não seria mais profícuo encetar” o diálogo com as câmaras municipais depois de elaboradas as respetivas cartas educativas, “em prol da eficácia da oferta educativa e dos projetos educativos locais”.

PUBLICIDADE

Sobre o diálogo, a este propósito, entre o Governo e as autarquias, o deputado socialista, eleito pelo círculo de Coimbra, afirma que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) acusou a tutela de “estar a conduzir o processo” de encerramento de escolas com “uma conduta imprópria e pouco dialogante”.

Quais “as diligências em marcha, que entidades estão a ser ouvidas e que metodologia está a ser seguida” naquele processo, questiona Rui Duarte, na mesma pergunta, que deu entrada na Assembleia da República na quarta-feira.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não seria importante requerer” ao Conselho Nacional de Educação “um contributo para uma discussão ainda mais alargada sobre o atual reordenamento da rede escolar?”, indaga ainda o eleito socialista.

De acordo com “notícias veiculadas nos últimos dias, o Ministério da Educação pretende encerrar, já no próximo ano letivo, 448 estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo e do pré-escolar que tenham menos de 21 alunos, considerando no distrito de Coimbra 38 escolas”, afirma o deputado.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE