Coimbra

Rodinhas de Portugal encaminhada para sub-cave do Bairro da Rosa

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 04-02-2024

O protocolo, entre o Município e a Associação Rodinhas de Portugal, destinado à cedência, gratuita, das instalações situadas na sub-cave, esquerdo, do Bloco 14, no Bairro da Rosa, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, para o desenvolvimento das atividades e instalação da sede vai ser debatido na reunião do Executivo de de 5 de fevereiro.

PUBLICIDADE

A Associação Rodinhas de Portugal é uma organização sem fins lucrativos, com sede nos Hospitais da Universidade de Coimbra, e deriva da Associação “Cometa Portugal”, que foi constituída em março de 1995 com a finalidade de incrementar o estudo e investigação relativos à deficiência motora e aos instrumentos de reinserção social e profissional dos deficientes motores. 

Face ao incremento de atividades, e da necessidade de ter um espaço adequado para instalar a sede, a Associação Rodinhas de Portugal solicitou à Câmara Municipal – explica-se na informação dos serviços municipais – a cedência de instalações, para realizar novas atividades direcionadas para pessoas com deficiência, bem como ações de sensibilização para problemática da deficiência junto da população em geral.

PUBLICIDADE

Como o Município tem, “atualmente, sem ocupação, instalações que respondem às necessidades da Associação Rodinhas de Portugal, nomeadamente um equipamento localizado na Sub Cave Esqª – do Bloco 14, no Bairro da Rosa, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades”, a Divisão de Ação Social propõe esta cedência das instalações, a título gratuito. A proposta é justificada com o facto de ser competência da autarquia o apoio a “atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa ou outra de interesse para o Município, incluindo aquelas que contribuam para a promoção da saúde e prevenção das doenças”.

Dos eventos realizados pela “Rodinhas”, destaque para o “Passeio Adaptado”, que decorreu no mês de setembro do ano passado, em Coimbra, e que teve como lema “Tal como as aves, as pessoas são diferentes nos seus voos, mas iguais no seu direito a voar!” e como principal objetivo o despertar das consciências para a problemática da deficiência. 

PUBLICIDADE

publicidade

O Executivo Municipal aprovou, na reunião de Câmara de 13 de novembro, uma proposta de parecer favorável à obtenção do estatuto de utilidade pública por parte da associação “Rodinhas de Portugal”. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE