Região

Ritmos brasileiros no Parque da Cidade da Mealhada (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 09-09-2022

O samba volta a agitar a cidade da Mealhada de 9 a 11 de setembro, no Parque da Cidade, após dois anos sem se realizar devido à pandemia provocada pela Covid-19.

PUBLICIDADE

A edição deste ano do Festival de Samba conta com a participação de escolas “da casa” como a Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira. Como escolas convidadas, vêm a Escola de Samba Costa de Prata de Ovar, a Escola de Samba Costa de Prata, Trepa de Estarreja e, ainda uma novidade, a escola de samba da Figueira da Foz – Novo Império.

O Festival de Samba da Mealhada conta já com 26 anos de história. Alexandre Oliveira da Associação de Carnaval da Bairrada (ACB) refere ao NDC que, conseguiram reinventar o Festival de Samba. “A pandemia deu-nos mais força. O trabalho que não tivemos em fevereiro vem agora com toda a força e já estamos preparadíssimos para o próximo Carnaval. Mealhada estava a precisar de algo novo. O objetivo é tornar este o maior festival de samba do país“, refere Alexandre Oliveira.

PUBLICIDADE

António Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, diz que para além de ser um festival de samba, os visitantes “vão poder criar amizades e degustar das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: água, pão, vinho e leitão”, e realça ainda “todo o envolvimento das escolas de samba e da Associação de Carnaval da Bairrada”.

No Parque da Cidade, pode encontrar várias atividades, tanto para miúdos como para graúdos. Há espetáculos de magia, uma festa de espuma infantil, uma zona lounge e uma área destinada à comida de rua e ainda espaços para pintura corporal ou para fazer umas tatuagens.

PUBLICIDADE

publicidade

Na zona da restauração, os visitantes podem degustar de uma “Poncha da Ilha” para todos os gostos como adianta ao NDC, Susana Abreu: “maracujá, tangerina com vodka preta, tangerina, pescador e tradicional”.

Ainda na mesma zona, o Notícias de Coimbra esteve à conversa com Carla Lopes das “Polaroskas” e ficou a conhecer mais sobre este prato sueco que é feito com pão polar: “As polaroskas são feitas à base de extrato de beterraba, farinha de centeio e de apenas 5% de farinha de trigo e depois juntamos alguns ingredientes”.

Faz ainda parte do programa do festival, o CrossTrail, às 10:00, no dia 11 de setembro, com partida e chegada no parque. Ainda no domingo, vai realizar-se um passeio motard: o Rodas & Samba – uma parceria com as Tartarugas Velozes Motoretas de Portugal – Enxofães, que termina também no Parque da Cidade.

Veja o vídeo do direto do NDC do discurso do presidente da Mealhada e de Alexandre Oliveira na abertura do Festival de Samba:

Veja o vídeo do direto do NDC da abertura oficial do Festival de Samba com o corte da fita:

Veja o vídeo do direto do NDC do ambiente do Festival de Samba da Mealhada:

Veja o vídeo do direto do NDC de Alexandre Oliveira da Associação de Carnaval da Bairrada sobre o Festival de Samba da Mealhada:

Veja o vídeo do direto do NDC de António Franco, presidente da autarquia, sobre o Festival de Samba da Mealhada:

Veja o vídeo do direto do NDC de Susana Abreu e a sua “Poncha da Ilha” no Festival de Samba da Mealhada:

Veja o vídeo do direto do NDC de Carla Lopes a explicar como são feitas as polaroskas no Festival de Samba da Mealhada:

Veja o vídeo do direto do NDC da atuação de Xandinho no Festival de Samba da Mealhada:

Veja o vídeo do direto do NDC do ambiente noturno do Festival de Samba da Mealhada:

 

Programa do Festival de Samba da Mealhada:

Dia 9 de setembro:
19:00 – Abertura
19:00 – Dreamz (DJ Residente)
22:00 – Xandinho
0:30 – Samba do B
2:30 – Baile Funk
4:00 – Encerramento

Dia 10 de setembro:
10:00 – Abertura
10:30 – Espetáculo Infantil
11:15 – Magia com André Lopes
12:00 – Workshop de magia
12:30 – Festa Espuma Infantil
14:00 – Dreamz (DJ Residente)
15:30 – João Myles
17:00 – Escolas de Samba convidadas
20:30 – Tanto Bate Até Que Samba
22:30 – Batuque
23:00 – Sócios Mangueira
23:30 – Amigos da Tijuca
0:00 – Real Imperatriz
1:00 – Nuno Bastos
3:00 – Dreamz (DJ Residente)
4:00 – Encerramento

Dia 11 de setembro:
9:00 – Abertura
10:00 – Cross Trail
12:00 – Chegada Motard
12:00 – Tony Viais (Sede Bandida)
14:30 – Roda dos SambaLêlê
16:00 – Toque Social
18:00 – Samba dos 50 anos
18:30 – Encerramento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE