Primeira Página

Revisão por Pares da Iniciativa Urbana Europeia no momento perfeito para Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 28-11-2023

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra considerou hoje que a Revisão por Pares da Iniciativa Urbana Europeia “vem num momento perfeito” para a região e que agora é necessário colocar em prática os instrumentos de planeamento elaborados nos últimos anos.

PUBLICIDADE

“Esta Revisão por Pares da Iniciativa Urbana Europeia vem, sem dúvida, num momento perfeito para a Região de Coimbra. Estamos na fase final de preparação do quadro comunitário PT2030 e encontramo-nos a negociar o nosso ITI [Investimento Territorial Integrado], que vai contemplar os investimentos dos municípios até 2030”, concretizou a vice-presidente da CIM Região de Coimbra.

Durante a sessão de abertura da iniciativa “Peer Review”, que decorre hoje e quarta-feira em Coimbra, Helena Teodósio destacou que, nos últimos anos, a CIM Região de Coimbra tem vindo a elaborar vários instrumentos de planeamento, entre os quais a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial 2021-2027, que estabelece a estratégia para a região de Coimbra para a próxima década.

PUBLICIDADE

Neste instrumento, o desenvolvimento urbano “assume especial relevância” e “contempla a metropolização da região de Coimbra como unidade fundamental para a estruturação do modelo de desenvolvimento territorial e urbano sustentável”.

Ao longo da sua intervenção, a também presidente da Câmara Municipal de Cantanhede aludiu ainda a outros dois instrumentos: o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Região de Coimbra e assunção da CIM como Autoridade de Transportes da Região de Coimbra, bem como o Plano Intermunicipal de Adaptação de Alterações Climáticas da Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“Nos últimos anos elaborámos os instrumentos de planeamento que agora precisamos de colocar em prática, através do plano de ação do ITI tendo em vista tornar a Região de Coimbra num território urbano mais sustentável, competitivo, verde, coeso e próximo dos cidadãos”, evidenciou.

No seu entender, este é o momento adequado para que se implementem os investimentos.

“Este ‘Peer Review’ [revisão por pares] é para nós uma oportunidade única para a troca de experiências, para aprender boas práticas e partilhar ideias e perspetivas”, sustentou.

Segundo a autarca, a CIM Região de Coimbra tem a expectativa que o ‘Peer Review’ ajude “a aumentar a eficiência e eficácia na execução dos investimentos, nomeadamente de desenvolvimento urbano sustentável”.

A promoção do Desenvolvimento Urbano Sustentável em Portugal, com foco na Região de Coimbra, está hoje e na quarta-feira em análise num painel de discussão para partilha de conhecimentos e experiências.

Ao longo de dois dias, marcam presença representantes de quatro níveis de governação da região: a Câmara Municipal de Coimbra, a CIM da Região de Coimbra, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e a Direção-Geral do Território.

Segundo a organização, o evento reúne cerca de 60 representantes de autoridades locais europeias, com o objetivo de “melhorarem as suas estratégias de desenvolvimento urbano sustentável, através de uma avaliação comparativa, aprendizagem entre pares e formulação de recomendações”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE