Região

Requalificação do Mosteiro de Seiça na Figueira da Foz concluída até final do ano

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 13-10-2023

A requalificação do Mosteiro de Seiça, no concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, deverá estar concluída no final do ano, bem como o plano de dinamização, disse hoje o presidente da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Na sessão de Câmara de hoje, Pedro Santana Lopes informou que está a ser elaborado um plano de dinamização e que o executivo está preocupado com a relação daquele monumento nacional com a zona envolvente, onde poderá nascer uma residência de artistas, depois de questionado pela vereadora socialista Glória Pinto.

O autarca adiantou que está previsto a expropriação e aquisição de áreas que fazem falta para o projeto exterior de relação com o Mosteiro de Seiça, cujas obras foram consignadas em dezembro de 2021 por 2,7 milhões de euros, comparticipados em 85% pelo programa Portugal 2020.

PUBLICIDADE

Segundo Santana Lopes, está também a ser desenvolvido um esforço para encontrar peças que pertenciam ao mosteiro, já que uma parte do projeto de vivência pretende relacionar a história do monumento com a história de Portugal.

O presidente da autarquia figueirense adiantou ainda que está prevista a melhoria da acessibilidade ao local e, posteriormente, inclusão do Mosteiro de Seiça nos roteiros turísticos do concelho e do país.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações aos jornalistas, o autarca salientou que o monumento não será aberto ao público “sem começar o processo de vivência, embora haja coisas que não estarão concluídas até lá, como a zona envolvente”.

A existência de uma suinicultura nas proximidades preocupa Santana Lopes, que disse não querer “algo assim ao lado do mosteiro”, embora sem adiantar o que fará o executivo municipal.

O mosteiro, localizado num vale da freguesia de Paião, no sul do concelho da Figueira da Foz, junto à linha ferroviária do Oeste e ribeira de Seiça, teve origem na fundação da nacionalidade, embora o conjunto edificado atual seja dos séculos XVI e XVIII.

Com a extinção das ordens religiosas no século XIX, foi vendido a privados. No início do século XX até 1976 foi ali instalada uma fábrica de descasque de arroz, cujos vestígios foram analisados por uma equipa de arqueologia.

O Mosteiro de Seiça foi adquirido pelo atual presidente da Câmara na sua primeira passagem pela presidência do Município da Figueira da Foz (1997-2001).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE