Câmara manda “despachar” Rotunda do Arnado

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-06-2017

A Câmara Municipal de Coimbra  (CMC) informa que, no âmbito da empreitada de “Requalificação do largo do Arnado e da rua Simões de Castro, devido à necessidade de concluir os trabalhos de fresagem dos pavimentos e subsequente pavimentação das faixas de rodagem com betuminoso, serão realizados trabalhos durante o período noturno, nos dias 26, 27 e 28 de junho, das 0h00 às 8h00 e das 20h00 às 24h00, e no dia 29 de junho, das 0h00 às 8h00″.

PUBLICIDADE

unnamed (13)
A autarquia adianta que “os trabalhos localizam-se nas faixas de rodagem da rotunda do largo do Arnado, na rua João Machado, rua Dr. Manuel Rodrigues, rua Simões de Castro e rua do Arnado.
A permissão para a intervenção decorrer em período noturno fundamenta-se na necessidade de manter a circulação do trânsito nas vias a pavimentar (Av. Fernão de Magalhães, rua João Machado e rua Dr. Manuel Rodrigues), o que não é possível no período diurno, por razões de segurança e de carater técnico (boa execução, celeridade e qualidade da intervenção). Uma autorização que tem em conta o interesse público, não só por razões de segurança, mas também pelo impacto nos utentes, residentes, comerciantes, pelo transtorno e permanente incómodo, por razões de financiamento, e porque urge concluir os trabalhos desta obra”.

 
O empreiteiro deverá, contudo, adotar medidas de prevenção e redução do ruído, tais como manter o equipamento em funcionamento apenas o tempo estritamente necessário (designadamente camiões, fresadora, pavimentadora e cilindros compactadores), desligando-os sempre que possível.
A Câmara Municipal de Coimbra apela à melhor compreensão dos munícipes e automobilistas para com esta situação temporária, garante a CMC em comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

 

A Requalificação da Praça do Arnado e Rua Simões de Castro mereceu aprovação por parte da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

A candidatura foi aprovada com um investimento total de 597.087,61 euros, um investimento elegível de 573.268,30 euros e uma comparticipação do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 487.278,06 euros.

A Requalificação da Praça do Arnado e Rua Simões de Castro foi entregue em dezembro de 2016 à empresa Vibeiras S.A., que tinha 180 dias para fazer a obra, prazo que se presume já tenha sido ultrapassado.

A intervenção iconstrução de uma rotunda no Largo do Arnado, na qual será fixada uma escultura da Princesa Cindazunda, da autoria de Pedro Figueiredo.

O pressuposto desta requalificação passa, de acordo com a CMC “por maximizar as áreas destinadas aos peões, minimizando, ao mesmo tempo, as vias de circulação dos automóveis”, mas a iniciativa tem merecido criticas de vários sectores e até a rotunda teve de ser alterada  antes da obra que “tem dado cabo dos nervos” a comerciantes e automobilistas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE