Educação

Requalificação da escola EB1 de Espírito Santo das Touregas concluída para o arranque do 3º período

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 17-04-2023

Os alunos da EB1 de Espírito Santo das Touregas, na União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, já têm uma nova escola. Durante a manhã de 17 de abril – o primeiro dia do 3º período, foi reaberta, após cerca de três meses de obras, com um investimento municipal de 61.676,38 euros (IVA incluído).  

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e a vereadora com o pelouro da Educação, Ana Cortez Vaz, estiveram presentes “neste dia tão especial para a comunidade de Espírito Santo das Touregas”.

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra investiu 61.676,38 euros (IVA incluído) para requalificar a EB1 de Espírito Santo das Touregas.

PUBLICIDADE

“A obra demorou cerca de três meses e correspondeu às necessidades sentidas pela comunidade escolar, tendo sido realizada em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste e com a Associação de Pais, que muito contribuíram no apoio logístico na deslocação dos alunos para a EB de Casais, enquanto decorreram os trabalhos; bem como com o apoio da UF de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades”, frisa a autarquia.

A intervenção visou solucionar um conjunto de patologias existentes, aproveitando a sua adaptação aos requisitos funcionais específicos, através da demolição da cobertura, da execução de cobertura nova sobre vigamento estrutural existente, da reabilitação dos revestimentos de paredes interiores e exteriores (rebocos, pinturas) e dos tetos (rebocos, pinturas), da reabilitação dos pavimentos (execução de betonilha e vinílico) e da substituição de lâmpadas por equipamentos com tecnologia LED.

PUBLICIDADE

publicidade

Os 39 alunos, distribuídos por duas turmas,” encontraram um espaço renovado e colorido, com condições de funcionamento adequadas à sua aprendizagem, adaptadas aos requisitos funcionais específicos dos estabelecimentos escolares, em termos de conforto e de segurança e, ainda, com mobiliário e equipamento novos”.

A obra foi consignada a 28 de dezembro do ano passado à empresa Fachaimper, Lda, tendo sido a fiscalização assegurada pela Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais e a coordenação de segurança pelo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais, ficando a assistência técnica a cargo da Divisão de Projetos de Edificado Municipal.

A CM recorda que esta escola não foi alvo de qualquer tipo de intervenções de manutenção ou de reparação nos últimos anos, o que conduziu a um estado de profunda degradação das instalações, sendo urgente esta intervenção profunda, mais morosa e que implicou que as crianças fossem temporariamente para a EB de Casais.

A visita à nova escola contou com a presença, para além do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e da vereadora com o pelouro da Educação, Ana Cortez Vaz, dos representantes do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, da Associação de Pais, da UF de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, e dos vários serviços municipais envolvidos nas obras de beneficiação da escola.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE