Cidade

República dos Kágados e Rás-Teparta reconhecidas como entidades de interesse histórico e cultural

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 24-05-2019

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, propostas para o reconhecimento da Associação República dos Kágados e Associação da Real República Rás-Teparta como entidades de interesse histórico e cultural ou social local.

PUBLICIDADE

O executivo municipal já tinha aprovado, na sua reunião de 25 de março, a intenção de candidatura das duas associações, tendo a decisão sido submetida a um período de consulta pública de 20 dias.

PUBLICIDADE

Esse período terminou sem que desse entrada na CM Coimbra qualquer sugestão ou participação pública sobre os processos e, como tal, a proposta passa, agora, pela concretização desse reconhecimento por parte do executivo municipal.

A Associação República dos Kágados apresentou a candidatura final em setembro, tendo-se seguido a análise técnica dos serviços municipais. Na sua ficha de candidatura, refere que a sua fundação se deu em 1933, sendo que não são apresentadas evidências que atestem esta data. No entanto, é possível comprovar que a longevidade da república de estudantes é superior a 25 anos. Esta república foi criada por estudantes oriundos, na sua maioria, do Minho, que deram seguimento a outras duas repúblicas, a Ribatejana e a do Porvir. Ao longo do tempo os Kágados foram frequentados por várias individualidades, como o psiquiatra Manuel Carvalho Santos, o ex-eurodeputado Luís Filipe Madeira, o trovador da liberdade José Afonso ou o poeta Vinícius de Moraes.

PUBLICIDADE

publicidade

Por seu turno, a Associação da Real República Rás-Teparta apresentou a candidatura final em janeiro passado, depois de um período de audiência de interessados. De acordo com o que consta na ficha de candidatura, a República Rás-Teparta foi fundada em 1943, não sendo, porém, apresentadas evidências que atestem essa data.

Ainda assim, na candidatura são apresentadas evidências que comprovam a sua existência há mais de 25 anos. Da atividade da República Rás-Teparta salienta-se a sua participação na organização de diversos eventos, como homenagens a Adriano Correia de Oliveira, jogos florais, tertúlias e ciclos de cinema.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE