Académica convoca Magna para discutir relatório da OCDE

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 09-02-2018

O ensino superior português esteve sob avaliação da OCDE no último ano – as conclusões preliminares, apresentadas esta manhã no Teatro Thalia, em Lisboa, ficaram aquém das expectativas dos estudantes. A Associação Académica de Coimbra já convocou uma Assembleia Magna para discutir o assunto.

PUBLICIDADE

alexandre amado

O relatório preliminar da avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) ao sistema de ensino superior português, encomendado pelo Governo em 2016, não dá resposta a alguns dos principais problemas sentidos pelos estudantes, afirma a Associação Académica de Coimbra (AAC).

PUBLICIDADE

Na opinião dos estudantes, embora aponte corretamente a necessidade de reforçar substancialmente o financiamento do sistema, o relatório não apresenta qualquer estratégia para atenuar o esforço financeiro suportado pelas famílias neste âmbito.

Segundo o Presidente da AAC, Alexandre Amado, “torna-se incompreensível que o valor das propinas não seja assunto”, quando é a própria OCDE, na análise global que faz anualmente no relatório Education at a Glance, a considerar Portugal um dos países da União Europeia onde estudar é mais caro.

PUBLICIDADE

publicidade

Também algumas das suas recomendações são alvo de crítica estudantil – “apesar de atestar algumas deficiências do nosso ensino superior, como a inadequação das bolsas de estudo e a necessidade de aumentar o financiamento das instituições, o documento sugere o estímulo à adoção do regime fundacional, à custa do caráter público das mesmas”, de acordo com a AAC.

A espera pelas conclusões da avaliação da OCDE foi justificação para adiar a aprovação, na Assembleia da República, de alterações legislativas para reforçar a participação democrática da comunidade académica nos órgãos das instituições de ensino superior – “vê-se agora que esse assunto foi ignorado pelo relatório apresentado”, diz Alexandre Amado.

Na sequência da apresentação do relatório preliminar da avaliação da OCDE, a AAC já pediu a convocação de uma Assembleia Magna para reunir os estudantes e discutir o assunto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE