Mundo

Reis de Inglaterra de regresso a Buckingham após cerimónia de coroação

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 06-05-2023

Os reis de Inglaterra, Carlos III e Camila, já deixaram a Abadia de Westminster, onde decorreu a cerimónia durante a qual foram formalmente ungidos, coroados e entronizados, dando inicio à Procissão da Coroação em direção ao Palácio de Buckingham.

PUBLICIDADE

O regresso ao palácio foi antecedido do Hino Nacional durante o qual os reis de Inglaterra percorreram o corredor principal da abadia, e, num momento inédito, pararam para cumprimentar os representantes de outras religiões convidadas para a cerimónia.

Carlos III e Camila vão regressar ao Palácio de Buckingham a bordo do ‘Gold State Coach’, o coche real, coberto de folhas de ouro, que foi usado pela primeira vez numa coroação em 1831 pelo rei William IV, tendo sido usado em todas as coroações desde então, incluindo na da rainha Isabel II.

PUBLICIDADE

O cortejo vai ser acompanhado por cerca de 4.000 membros das forças armadas do Reino Unido, que vão marchar em sintonia uns com os outros.

A cerimónia de coroação dos novos reis de Inglaterra foi marcada por vários momentos, entre os quais a leitura de uma passagem da Epístola aos Colossenses pelo primeiro-ministro, Rishi Sunak, que é hindu, um dos sinais e ecumenismo que marcou a cerimónia.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma das partes mais simbólicas da cerimónia foi o momento em que o Arcebispo da Cantuária ungiu o monarca de 74 anos, com um azeite consagrado, seguida da entrega de várias peças das joias da cocria que simbolizam a transmissão de poderes.

A coroa de Santo Eduardo, a mais importante joia real britânica, foi colocada na cabeça de Carlos III às 12:02 pelo arcebispo da Cantuária, que proclamou “Deus Abençoe o rei”, seguido de toda a congregação.

Após o momento da coroação ouviram-se os sinos da abadia e foram disparados 21 tiros de canhão por todo o Reino Unido, disparados com 10 segundo de intervalo entre eles.  

Outro momento marcante foi o juramento de lealdade ao rei feito pelo príncipe de Gales, William, seguido de um beijo daquele que é também o filho mais velho de Carlos III, e próximo na linha de sucessão.

A cerimónia foi ainda marcada pela coroação de Camila como rainha, que foi igualmente ungida com azeite na cabeça pelo arcebispo Justin Welby, que colocou na cabeça de Camila a coroa que pertenceu à rainha Mary, deixando o titulo de rainha consorte.

Assistiram à cerimónia na Abadia de Westminster cerca de 2.000 convidados, entre os quais os príncipes de Gales, William e ‘Kate’ Middleton, que são agora os herdeiros da coroa.

Carlos III herdou o trono de sua mãe, Isabel II, falecida em 08 de setembro de 2022, data em que assumiu imediatamente funções e plenos poderes para promulgar leis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE