Região

Região de Coimbra promove produtos alimentares endógenos e artesanais no European Food Gifts 2021

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-04-2021

A primeira edição da fase regional do concurso “European Food Gifts”, realiza-se no dia 27 de abril, pelas 10:00, no Hotel Convento do Desagravo, no Município de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

A primeira edição da fase regional do concurso “European Food Gifts” contou com a adesão de três dezenas de produtores, sendo que cerca de 20 produtos serão apresentado a concurso.

A abertura formal do concurso será realizada pela Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e contará ainda com a presença do Diretor da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins, reiterando a importância desta iniciativa para a valorização dos produtos endógenos e dos territórios de baixa densidade.

PUBLICIDADE

A iniciativa “European Food Gifts ” é desenvolvida, anualmente, pela região distinguida pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Arte, Cultura e Turismo (IGCAT) como Região Europeia de Gastronomia. Este ano essa distinção foi atribuída à Região de Coimbra, que vai organizar o evento e acolher produtos alimentares endógenos e artesanais ligados à gastronomia de todas as regiões da Europa que pertencem ao IGCAT.

O objetivo principal desta iniciativa passa por promover cadeias alimentares e sistemas de consumo locais mais sustentáveis, identificando os melhores e mais inovadores produtos alimentares concebidos e produzidos a nível regional, que protejam a diversidade cultural e alimentar.

PUBLICIDADE

publicidade

Os produtos a concurso, que podem ser comestíveis ou não comestíveis, devem obedecer a uma série de critérios como a autenticidade e ligação profunda ao território, o fabrico artesanal, a sustentabilidade, a portabilidade, entre outros, que serão avaliados por um júri de peritos.

O júri é composto por sete elementos que irão avaliar os produtos a concurso e determinar quais os vencedores nas diversas categorias: Branding mais criativo; Embalagem mais sustentável; Melhor narrativa; Melhor degustação; Melhor Promoção da Região; Melhor inovação em design tradicional e Melhor Interpretação Contemporânea de Artesanato tradicional.

No final serão ainda selecionados quatro vencedores gerais – dois produtos comestíveis e 2 produtos não comestíveis – para representarem a Região de Coimbra na final europeia que terá lugar dias 22 e 23 de julho na Região de Coimbra. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE