Coimbra

Região de Coimbra mais capacitada para atrair investimento dos emigrantes e internacionalizar empresas (com video)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-10-2020

Cativar investimento entre emigrantes ou internacionalizar empresas portuguesas através das comunidades portuguesas no estrangeiro são os objectivos dos protocolos assinados hoje, em Góis, entre os municípios da Região de Coimbra e a secretaria de Estado das Comunidades, no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID).

PUBLICIDADE

Lurdes Castanheira foi a anfitriã do Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra, que recebeu a secretária de Estado das Comunidades em Góis

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas reuniu-se com os autarcas, no final do Conselho Intermunicipal realizado na Casa da Cultura de Góis, onde revelou aos jornalistas que se trata de uma segunda fase protocolar entre as entidades, constituída pela capacitação dos técnicos dos municípios para o atendimento e orientação dos cidadãos naturais da Região de Coimbra residentes em países estrangeiros para que invistam nas suas terras e promovam o desenvolvimento económico da Região, nomeadamente através da informação sobre condições de investimento em cada município e eventualmente sobre fundos comunitários disponíveis no território.

Berta Nunes disse ainda que é também objectivo desta fase do PNAID que os Gabinetes de Apoio ao Emigrante municipais, existentes em 18 dos 19 municípios, apresentem e façam pontes entre os empresários da região por forma a promover os produtos da Região de Coimbra junto da diáspora, promovendo a exportação e a internacionalização do tecido empresarial regional.

PUBLICIDADE

O presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra disse que se trata de valorizar a região, ainda mais nestes tempos de pandemia que muito tem afetado a economia mundial e por consequencia da Região de Coimbra. José Carlos Alexandrino disse que o seu município foi dos poucos que continuou em todas as fases da pandemia a dar as boas vindas aos emigrantes que regressaram a Oliveira do Hospital e acrescentou que este ano “muitos não vieram à terra porque tinha medo de perder os empregos nos países onde estão emigrados.

PUBLICIDADE

publicidade

O simbolismo desta sessão se realizar em Góis prende-se com o facto de se tratar de um município com muita tradição de emigração, disse um responsável municipal que acrescentou haver meses de verão em que a população concelhia duplica com as visitas dos Goienses emigrantes em diversos países do mundo e alguns também migrantes em outras regiões de Portugal. A expectativa é trazer empresas e negócios para os concelhos do interior e de toda a Região de Coimbra.

O Conselho Intermunicipal é um órgão das CIM que reúne mensalmente os presidentes de Câmara e onde são delineadas as estratégias destas entidades supramunicipais com competências definidas pela legislação das Autarquias Locais. Para além de outros,  um dos temas debatidos nas reuniões tem sido a atração de investimento ara a Região de Coimbra, cuja estratégia foi recentemente apresentada sob a supervisão do secretário Executivo Intermunicipal.

Em funções está ainda o ex-vereador socialista e geógrafo, Jorge Brito, que está a terminar as funções na CIM Região de Coimbra, tendo sido esta semana eleito pelos autarcas dos seis distritos como vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, para coadjuvar Isabel Damasceno nas funções de presidente.

Veja aqui o video com as entrevistas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE