Coimbra

Região de Coimbra lidera projeto europeu que incentiva criação de cidades comprometidas com a elaboração de planos alimentares

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-06-2019

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra é a líder do consórcio do “Rurban Food”, um projeto europeu que engloba mais sete regiões europeias oriundas da Grécia, Estónia, Hungria, Roménia, Espanha, Itália e Eslovénia.

PUBLICIDADE

O projeto “Rurban Food” incentiva a criação de uma rede de cidades comprometidas com a elaboração de planos alimentares que se estendam das áreas urbanas e periféricas por um corredor que facilite uma ligação urbano-rural. Essa abordagem vai aumentar a criação de ambientes de produção e de consumo assentes numa base de sustentabilidade económica, social e ambiental.

PUBLICIDADE

Esta candidatura foi realizada no âmbito do programa URBACT III, onde foram apresentadas 62 propostas que envolveram 525 parceiros de 29 países diferentes.

Após a verificação de elegibilidade realizada pelo Secretariado do URBACT, e com base nos resultados da avaliação realizada pelo Painel de Avaliação Externa (EAP), o Comité de Acompanhamento do URBACT aprovou 23 Redes de Planeamento de Ação, no dia 25 de junho de 2019, em Alba Iulia (Roménia).

PUBLICIDADE

publicidade

A primeira fase deste projeto tem a duração de 6 meses, com início em meados de setembro de 2019.

O URBACT é um programa europeu de intercâmbio e aprendizagem que promove o desenvolvimento urbano sustentável, composto por 550 cidades, 30 países e 7 mil interessados locais ativos.

O URBACT é financiado conjuntamente pela União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e pelos Estados-Membros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE