Coimbra

Região de Coimbra é a primeira comunidade com políticas alimentares sustentáveis

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-07-2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra aderiu recentemente à Declaração de Glasgow – Alimentação e Clima, um compromisso em torno do desenvolvimento de políticas alimentares sustentáveis, que pretende colocar a alimentação e a agricultura no centro da resposta à emergência climática.

PUBLICIDADE

Também o Food Corridors, projeto financiado pelo URBACT que engloba 7 países europeus e tem a CIM Região de Coimbra como líder, foi o primeiro da rede URBACT a tornar-se parceiro desta declaração. Recorde-se que o Food Corridors pretende incentivar a criação de uma rede de cidades empenhadas na conceção de planos alimentares que se estendam desde as zonas urbanas e periurbanas através de um corredor que facilite uma ligação urbano-rural. Esta abordagem melhora a geração de ambientes de produção e consumo baseados numa base de sustentabilidade económica, social e ambiental.

O objetivo da Declaração de Glasgow passa por desenvolver a luta contra as alterações climáticas através da transformação sustentável dos sistemas alimentares. Para isso, define medidas como a implementação de políticas e estratégias alimentares integradas e a redução das emissões de gases com efeitos de estufa dos sistemas alimentares urbanos e rurais.

PUBLICIDADE

Cruza-se com a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da CIM Região de Coimbra no período 2021-2027 (EIDT 201-27), no que diz respeito aos Eixos de Atuação de Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, da Agricultura, e Alterações Climáticas, e com o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, assim como se alinha com a visão e objetivos da Rede Food Corridors.

A Declaração de Glasgow sublinha que, atualmente, os sistemas alimentares contribuem para 21% a 37% do total de Gases com Efeito de Estufa.

PUBLICIDADE

publicidade

Apelar à ação dos governos nacionais e das instituições internacionais é outro dos objetivos da Declaração. As medidas assumem-se como uma “antecipação” à Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26), que decorre em Glasgow, Escócia, em novembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE