Mundo

Recuperados 27 corpos da pior tragédia mineira no Peru desde 2000

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 09-05-2023

 Um incêndio ocorrido na madrugada de sábado num poço de mina na região andina de Arequipa causou a morte de 27 trabalhadores, a pior tragédia registada em minas no Peru desde 2000.

PUBLICIDADE

Fontes oficiais informaram hoje que os corpos dos 27 mineiros mortos no acidente foram resgatados na noite de domingo por uma equipa da Polícia Nacional Peruana (PNP) que chegou à remota área montanhosa onde está localizada a mina “Esperanza I”, na província de Arequipa de Condesuyos.

Os corpos das vítimas vão ser sujeitos a autópsia, ordenada pela lei, antes de serem entregues aos familiares.

PUBLICIDADE

O proprietário da mina foi quem notificou as autoridades e anunciou que as causas do acidente, ainda a ser apuradas, estão relacionadas com um curto-circuito que teria provocado o incêndio, seguido de um deslizamento de terras.

Imagens divulgadas pela imprensa local e nas redes sociais mostraram uma grande coluna de fumo preto a sair de uma das cavidades da mina.

PUBLICIDADE

publicidade

Conforme detalhado pela empresa em comunicado, após o incidente, foi acionado um plano de contingência que resultou na evacuação de 175 trabalhadores.

Este foi o sexto acidente fatal registado este ano, até agora, em minas no Peru, onde este setor contribui com 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE