Real Confraria da Matança do Porco com 4 novos confrades

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-12-2017

O IX Capítulo da Real Confraria da Matança entronizou 4 novos confrades, durante a recriação da matança tradicional pelo Grupo Etnográfico das Tecedeiras dos Moinhos, numa jornada cuja novidade foram as visitas ao Observatório das Religiões no Templo Ecuménico Universalista, e também à queijaria, fumeiro e alambique Terra Solidária no Parque Biológico da Serra da Lousã.

PUBLICIDADE

Novos Confrades (1)

Os 4 novos confrades são Alcino Bento, Hugo Vaz, Rita Carvalho, e o benjamim Raúl Sampaio, o mais jovem confrade desta Confraria. Todos eles prestaram juramento enquanto confrades e foram entronizados por João Sá Marta, tendo recebido as medalhas pelas mãos de Quirino São Miguel.

PUBLICIDADE

Estiveram presentes mais de uma centena de pessoas e representadas de 12 confrarias, tendo sido uma estreia neste programa para a Confraria do Bucho Recheado de Pedrógão Grande, Confraria do Cabrito Estonado de Oleiros e Confraria da Maçã de Moimenta da Beira.

matança do poco

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente do Conselho de Lavradores, Jaime Ramos tomou a palavra para agradecer a presença de todos e em especial do pároco mirandense, Padre Ferrão e de Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicos.

O seu discurso começou com uma breve apresentação da Fundação ADFP: “instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, e valência de formação profissional”.

“Somos uma das 10 maiores organizações no distrito, com 700 pessoas, 500 das quais a viverem connosco em regime residencial, com um convívio intergeracional, que aposta muito na inclusão, desde refugiados muçulmanos à etnia cigana”.

Jaime Ramos falou também do contributo para o desenvolvimento local, e do conceito do Trivium, dedicado à liberdade, igualdade e fraternidade, que começa por abarcar o Parque Biológico da Serra da Lousã, que representa o corpo e a igualdade do Homem perante todos os seres vivos, em que o Homo Habilis começa a utilizar as mãos, e o Homo Sapiens, que descobre a liberdade de criar, abrange também o Espaço da Mente, que declara a liberdade de amar, a liberdade de criar e a liberdade da alma, que permite concluir que depois da morte há vida. E finalmente o Templo Ecuménico Universalista que representa, independentemente da fé de cada um, o espírito e a fraternidade.

matança do porco

Como não podia deixar de ser, Jaime Ramos falou da origem da Confraria para contrariar o fundamentalismo da ASAE que pretendia proibir a tradicional matança do porco.

Este IX Capítulo da RCMP começou com o frio da manhã, com o habitual “Desdejum” no PBSL, ao ar livre, seguindo-se a missa de Padre Ferrão na Igreja Matriz, auxiliado pelo diácono Lídio Gonçalves, visita ao Templo e no interior, ao Observatório das Religiões. Contou ainda com uma visita ao fumeiro e queijaria, cujos produtos estiveram ao alcance de todos.

Após a entronização e a prova do sangue cozido em cima do animal, foi a vez do “Jantar da Matança”,  todo regado com vinho da Fundação, Alpedrinha e Terra Solidária, num convívio que terminou quase ao fim da tarde, no restaurante do Hotel Parque da Serra da Lousã.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE