Vamos

Razões para deixar de beber álcool ao sol 

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 08-08-2023

Para muitas pessoas, o verão significa uma merecida  pausa, um pouco mais de tempo de qualidade com a família e amigos e a oportunidade de absorver um pouco de vitamina D.

PUBLICIDADE

À procura da animação, muitos recorrem ao consumo de álcool. Pode parecer tentador enquanto relaxa ao sol num dia quente, mas deve evitá-lo. Beber ao sol tem sido associado a efeitos perigosos, como queimaduras solares, desidratação e insolação. 

Um  estudo publicado no Journal of Dermatological Science investigou os efeitos da exposição solar combinada com o consumo de álcool e reações na pele. Descobriram que podem contribuir para “inflamações e queimaduras”, informa o HealthDigest. Acredita-se que o álcool interfira na capacidade do corpo de absorver com segurança a radiação ultravioleta. 

PUBLICIDADE

Existem outros riscos para a saúde em beber álcool ao sol, além de causar queimaduras graves. Pode levar à desidratação, principalmente em climas quentes, pois o corpo perde fluidos através da transpiração. Consumir álcool também faz com que urine com mais frequência.

“Não é aconselhável beber bebidas alcóolicas sem ter comido alguma coisa antes”, aconselha, pois “o álcool entra na corrente sanguínea mais depressa quando consumido com o estômago vazio e desidrata-o mais rapidamente”.

PUBLICIDADE

publicidade

Se beber ao sol, estes são alguns sinais de que pode estar desidratado: “sede extrema, pele seca, tontura e frequência cardíaca elevada”, informa o Johns Hopkins Medicine.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE