Coimbra

Questiúncula das trotinetes em Coimbra preocupa deputado invisual que lamenta uso por menores e atropelamento de idosos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-03-2019

O deputado João Mário Albino subiu ao púlpito da Assembleia Municipal de Coimbra por causa da “questiúncula” das trotinetes.

PUBLICIDADE

O eleito pelo movimento Somos Coimbra aproveitou o momento para lembrar deixar claro que não é contra o serviço partilhado de trotinetes num quadro de promoção de uma estratégia de mobilidade sustentável, mas lamenta que as trotinetas circulem pela nossa cidade de forma desordenada.

PUBLICIDADE

Será que é natural encontrarmos menores de idade a circular na Rua do Brasil?, questionou o deputado, antes de afirmar que pessoas de idade foram  literalmente atropeladas por trotinetes na Baixa de Coimbra, “aqui à nosa frente”. 

O que acontece “quando pessoas cegas, como eu, que estou aqui à vossa frente, se deparam com trotinetes estacionadas no meio do passeio, um plantio de trotinetas no meio do passeio?

PUBLICIDADE

publicidade

Com trotinetes abandonadas onde calha, com  alguma sorte, o invisual “vê com a bengala, mas com algum azar vê com as pernas”, lamenta.

Por tudo isto João Mário Albino afirma que não pode estar do lado da promoção de comportamentos que sejam atentatórios da mobilidade de pessoas, que, já de si,  de alguma forma, têm mobilidade condicionada ou reduzida.

Estará a Câmara disponível para aprender com a própria experiência, já que não teve a oportunista para aprender com a experiência de outros, desafia o deputado. 

Nada temos contra as trotinetas, mas temos tudo contra a anarquia, concluiu João Mário Albino.

Veja a intervenção do representante do movimento Somos Coimbra:

Em Coimbra existem duas empresa que disponibilizam o aluguer de trotinetes.

A Câmara de Coimbra formalizou um acordo com a empresa  Lime para a instalação e operação de um sistema de partilha de trotinetes elétricas na cidade, que entrou em serviço no dia 1 de março.

10 dias depois, o PS de Santo António dos Olivais afirmou que o vazio legal pode aumentar de número de mortos com Trotinetes e pediu a intervenção do deputado Pedro Coimbra, que lidera a distrital socialista.

No dia 25 de março, apresentou-se a Flash,  que também foi autorizada a operar pela autarquia local.

Para incentivar o correto estacionamento dos veículos, a Flash irá oferecer um desconto de 50% no desbloqueio da viagem, a todos os utilizadores que estacionarem nas zonas de estacionamento indicados pela Câmara Municipal de Coimbra.

A Lime anunciou hoje que vai  oferecer 180 capacetes aos utilizadores que se comprometerem a cumprir as regras de segurança e de trânsito.

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou esta quarta-feira que existem atualmente cinco mil trotinetes na capital, sendo efetuadas 10 mil viagens diariamente, e admitiu estabelecer números máximos destes veículos em determinadas zonas da cidade.  

O responsável pela pasta da mobilidade na capital negou a possibilidade de vir a limitar o número de trotinetes na cidade, mas admitiu definir “números máximos de trotinetas em certas ruas, em zonas concretas, para que não haja uma degradação do espaço público”.

Admitindo a necessidade de estipular regras para estes veículos, Miguel Gaspar informou que, nesse sentido, de 15 em 15 dias, a direção municipal de Mobilidade reúne com os operadores de trotinetes da capital.

Para evitar situações como as que se vivem em Lisboa, a Câmara do Porto anunciou que vai criar regulamentação dos serviços de partilha de transporte suave na cidade como trotinetas e bicicletas, clarificando as regras de utilização daquele tipo de veículos.

A autarquia portuense ”concluiu ser benéfico e oportuno implementar um conjunto de normas que permitam o funcionamento da atividade de partilha de velocípedes em harmonia com os restantes utilizadores do espaço público”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE