Coimbra

Vazio Legal pode aumentar de número de mortos com Trotinetes. O alerta é do PS de Santo António dos Olivais

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-03-2019

Reuniu este sábado, dia de campanha do PS para as eleições europeias, a comissão política da Federação Distrital. Contou, a convite de Pedro Coimbra, líder desta Federação, com a presença do cabeça de lista às eleições Europeias, Pedro Marques.

PUBLICIDADE

Estiveram também presentes os deputados pelo círculo de Coimbra, incluindo a Presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas e deputada por Coimbra, Elza Pais.

António Simões, membro dessa comissão e Secretário Coordenador da secção de Santo António dos Olivais, propôs que o deputado Pedro Coimbra faça uma recomendação ao Governo para apreciar e legislar a exploração e utilização das Trotinetes eléctricas nos espaços públicos.

PUBLICIDADE

Como se sabe, as trotinetes chegaram recentemente a Coimbra e começam a espalhar-se por muitas cidades e vilas do País.

PUBLICIDADE

publicidade

O dirigente de Santo António dos Olivais referiu que se trata de um modelo de transporte inovador, potenciador de uma mobilidade amiga do ambiente e necessária.

Contudo, o número de acidentes, as duas vitimas mortais do ano de 2018 e as contradições na legislação existente, abrem espaço a um vazio legal que expõe peões, animais e condutores a grandes riscos, alerta António Simões.

Finalizou, alegando que com a sua massificação os números de vítimas e acidentes irão disparar, sendo dever do PS enquanto Governo evitar novos flagelos.

Recordamos que a Câmara de Coimbra formalizou um acordo com uma empresa para a instalação e operação de um sistema de partilha de trotinetes elétricas na cidade, que entrou em serviço no dia 01 de março.

“Esta é uma forma que a autarquia encontrou para regular a atividade” (uso de trotinetes no espaço público), disse então o presidente do município, Manuel Machado, durante a sessão de assinatura do protocolo com a empresa Lime, que chega assim à segunda cidade portuguesa (já opera em Lisboa) e já está presente em 15 cidades europeias, de acordo com o seu diretor, Nuno Inácio.

As vantagens deste meio de transporte, designadamente no plano ambiental, justificam que se estimule a sua utilização, sustentou Manuel Machado, sublinhando que, no entanto, se trata de “um desafio”, particularmente para os seus “utilizadores e para os moradores da cidade”, de quem depende, antes de mais, o “bom uso do espaço público”.

“Ciente do desafio” e de “alguns riscos” que a introdução das trotinetes na vida da cidade comporta, o presidente da Câmara de Coimbra afirma-se “confiante”, mas pede a “todos, desde logo aos moradores” e aos utentes (que espera que sejam “os primeiros fiscais de si próprios), que cooperem para melhor integrar este meio de transporte na mobilidade da cidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE