Deputados

Quer ver o strip tease dos nossos deputados?

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-01-2015

Quem é o deputado eleito por Coimbra que tem mais carros, mais casas e mais dinheiro? As respostas foram encontrada por NDC no Tribunal Constitucional, onde passou a “pente fino” as declarações dos  9 parlamentares escolhidos pelo PSD, PS e CDS, documentos que cruzou com os seu registos de interesses depositados na Assembleia da República.

PUBLICIDADE

assembleia-da-repc3bablica

Vamos começar pelos “popós”. Mauricio Marques (PSD) apresenta-se como o verdeiro campeão do asfalto. Pode optar  por 1 Nissam Primera, 1 BMW 320D, Kya Carmen, Ford Fiesta, uma moto Honda ou uma Vespa. É seguido de perto por José Manuel Canavarro,  que declarou e ter 2 Honda Acocord e CRV, BMW 116D (que entretanto vendeu à ex-mulher) e 1 Peugeot 208.

PUBLICIDADE

publicidade

Com duas viaturas, temos dois socialistas e três social democratas: João Portugal tem 2 BMW, modelos 320A e 320 C. Mário Ruivo possui um Volvo V50 e 1 Renault Laguna. Nuno Encarnação anda de Citroen Picasso e Nissan Qasqhai. Pedro Saraiva viaja com 1 Honda Civic (já não pode entrar em Lisboa porque é de 1992) e 1 Renault Scenic. Nilza de Sena pode ser vista ao volante de 1 BMW Série 1 e de 1 Honda Civic. Mais modestos, o centrista Paulo Almeida, presidente da distrital do CDS, conduz 1 Mercedes CLK 220 e o socialista Rui Duarte, que lidera a concelhia do PS, afirma que não tem viatura.

Seguimos para os vencimentos, começando por aqueles que se estrearam como deputados. Maurício Marques, que entretanto foi eleito líder da distrital de Coimbra do PSD, é o que apresentava mais rendimentos antes de se sentar no hemiciclo (referentes a 2010): Tem uma pensão de 47 500.oo/Ano e de trabalho dependente 126 000.00, dinheiro proveniente da EQUIPAV e Nova Equipav (onde foi administrador) do grupo MRG, muito mediatizado por causa da reconstrução do Convento de São Francisco. 

PUBLICIDADE

Em relação aos outros caloiros, temos desde os 1450.oo.oo declarados por Rui Duarte,passando pelos 6895.oo de Mário Ruivo ou 49 918.oo de Nilza de Sena,  até aos os 48 000.oo (trabalho)  + 13 000.oo (rendimentos comerciais) de Paulo Almeida.

Já sua segunda legislatura, João Portugal afirma que como deputado auferiu 43 266.00. Também a cumprir o seu segundo mandato, Nuno Encarnação declarou 57 884.00.  88 235.00 é o montante indicado por  Pedro Saraiva, que vai na sua segunda eleição.

Há quem acumule a sua atividade parlamentar com outras. José Manuel Canavarro  é o que mais se destaca. Colabora com o Montepio Geral e com a JP Sá Couto e ainda lhe sobra tempo para ser “Consultor e Formador nas áreas da Gestão de Recursos Humanos e da Educação”. Fica-se a saber que já não tem avença de 2500 Euros a GPS de António Calvete.

João Portugal tem 1% da Atédia SGPS. Mário Ruivo tem 50% da Emequatro, que está em liquidação. Pedro Saraiva tem uma quota de 50% na Qual, 250 açções da Necton e pelos vistos deixou de colaborar com a Sociedade Portuguesa de Inovação. Paulo Almeida é um dos sócios da CAPA – Advogado e da World Adviser. Maurício Marques está na Equipav.

Os nossos deputados também prestam contas em relação às sua aplicações financeiras, carteiras de títulos e contas bancárias a prazo. João Portugal: Aolicação de 19 400.oo. José Manuel Canavarro tem mais de 600 000.00 espalhados pelo BCP, Santander, Montepio e Deutsh Bank. Mário Ruivo tem um PPR de 18 000.oo na Zurich. Nuno Encarnação tem 10 322 aççoes do Banif e  28 do BPI. Pedro Saraiva tem mais de 80 ooo.oo a prazo no Santander e CGD. Maurício tem quase 120 mil Euros à guarda do Santander, CGD e Açoreana.

No que diz respeito ao património imobiliário, notam-se grandes diferenças. Canavarro tem dois andares em Coimbra e um em Carregal do Sal. Declara que metade é da ex-mulher e que doou dois deles aos filhos. Também tem uns pinhais em Seia a meias com a irmã. Portugal tem casa em Lisboa e na Figueira. Ruivo é proprietário de um imóvel de 3 andares em Santa Clara. Encarnação tem um apartamento em Santo António dos Olivais, mas 50% é da antiga esposa. Saraiva é co-proprietário de um andar em Coimbra e outro na Figueira da Foz. Maurício tem habitação em Coimbra, garagem Buarcos, parte de imóvel em Quarteira e prédios rústicos. Nilza tem 2 apartamentos em Lisboa. Almeida tem casa em Coimbra.

À data da apresentação das declarações, depois das legislativas de 2011, quase todos os deputados devem à banca, sobretudo por causa de terem contraído empréstimos para compra de habitações. Nilza de Sena tem de liquidar quase 300 000.oo. João Portugal fica-se pelos 210 ooo.oo. Paulo Almeida vai pagar 197 ooo.oo, Mário Ruivo tem a seu cargo um débito de mais de 100 000.00. Nuno Encarnação, com a ex, tem uma divida de 47 000.00.

Os nossos deputados precisam da politica para viver? O e-leitor pode tirar as suas conclusões. Nós ajudamos. Eles ganham por mês entre 3 o00.00 e 3 500.oo. É fazer as contas, podendo começar por descobrir quem depende da profissão e quem precisa do cargo.

Em actualização

Se tiver alguma informação que ajude a completar esta notícia, envie para info@noticiasdecoimbra.pt

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE