Coimbra

Quer (re)ler as “bocas” que marcaram a comissão de inquérito à TAP? Há de tudo!

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 01-07-2023

 A Lusa fez uma  Seleção de frases que marcaram a comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da TAP. E melhor ler para crer o que foi dito no Parlamento.

PUBLICIDADE

“O instrumento comissão parlamentar de inquérito é particularmente poderoso no que diz respeito à fiscalização, ao estabelecimento de factos, à avaliação política de processos que é tradição portuguesa usar-se com parcimónia, mas também a eficácia que a sua própria potência aconselha”.

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República no discurso de tomada de posse da comissão de inquérito

PUBLICIDADE

22-02-2023

“Daquilo que conseguimos apurar, há uma conversa inicial em que a CEO [presidente executiva, Christine Ourmières-Widener] tentou de alguma forma retirar competências à engenheira Alexandra Reis, e no momento seguinte entendeu que não estavam reunidas condições para continuar a trabalhar com ela”.

PUBLICIDADE

publicidade

António Ferreira dos Santos, inspetor-geral de Finanças

20-03-2023

“O único documento oficial foi subscrito por duas pessoas [Manuel Beja e Christine Oumières-Widener] e foi sobre essas que nós entendemos que recaíam responsabilidades”.

António Ferreira dos Santos

20-03-2023

“Sou um mero bode expiatório. […] Eu fui demitida pela televisão, por dois ministros com um processo ilegal”.

Christine Ourmières-Widener, ex-presidente executiva da TAP

04-04-2023

“No dia 02 de fevereiro de 2022 […], recebi uma mensagem de Hugo Mendes [então secretário de Estado] a informar que o ministro [Pedro Nuno Santos] autorizou”, e onde pediu que “fechasse o acordo” [de saída de Alexandra Reis, com indemnização].

Christine Ourmières-Widener

04-04-2023

“Era fácil trabalhar com tanto ruído à volta da companhia? Tem sido muito difícil e ainda é. […] É triste ver que toda a gente quer criticar e garantir que a companhia” não chega a bom porto”.

Christine Ourmières-Widener

04-04-2023

“Eu tive uma reunião com o ministro das Finanças no domingo à noite antes da conferência de imprensa e durante essa discussão ele expressou que a situação estava complicada, mas ele não me deu a informação que seria demitida com justa causa no dia seguinte”.

Christine Ourmières-Widener

04-04-2023

“O tom da reunião foi muito triste, dizendo-me que os meus resultados eram fenomenais e que eu tinha feito um trabalho fantástico, que era a pessoa certa para o cargo e que este processo [de indemnização a Alexandra Reis] tinha sido conduzido por mim com boa-fé, mas perante toda a pressão de diferentes partes, não restava ao Governo outra opção, não vendo a continuação do meu mandato”.

Christine Ourmières-Widener

04-04-2023

“06 de março foi o pior dia da minha vida, por isso, sim, vou tentar reparar a minha honra, com a reputação global que tenho nesta indústria”.

Christine Ourmières-Widener

04-04-2023

“A partilha de informação é absolutamente normal, seria anormal não haver partilha de informação. Tal como há partilha de informação do Governo com outros partidos se isso for solicitado. Não há aqui nada de anormal nesse processo”.

Carlos Pereira, ex-coordenador do PS na comissão de inquérito sobre a reunião preparatória com a ex-CEO da TAP da audição na comissão de economia.

05-04-2023

“A Presidência da República nunca contactou a TAP, nem nenhum membro do Governo sobre tal assunto. A Presidência da República nunca solicitou a alteração do voo da TAP, se tal aconteceu terá sido por iniciativa da agência de viagens”.

Presidência da República em nota enviada à agência Lusa na sequência do relato na comissão de inquérito do deputado da IL Bernardo Blanco sobre um pedido de alteração de um voo, ao qual Hugo Mendes deu anuência.

05-04-2023

“Não tenho dúvida que foi a vontade da CEO, esta é a minha convicção pessoal, a CEO queria que eu saísse da empresa. Confesso que tenho dúvidas sobre os motivos”.

Alexandra Reis, ex-administradora da TAP e ex-secretária de Estado do Tesouro.

06-04-2023

“Era um valor elevado, sem sombra de dúvida, é um valor significativo, mas também o eram e são as responsabilidades de um administrador, que são muito elevadas, no caso de uma companhia aérea”.

Alexandra Reis

06-04-2023

“Quando fui convidada para secretária de Estado, não falámos do meu processo de saída da TAP, nós não falámos sobre a indemnização”

Alexandra Reis sobre conversa com Fernando Medina aquando do convite para o Governo

06-04-2023

“Se na altura o senhor ministro, ou o senhor secretário de Estado me tivessem dito que preferiam que eu renunciasse, eu teria renunciado, sem contrapartida”.

Alexandra Reis

06-04-2023

“Ouvi que seria um tema de perfil. Não consigo entender as questões relacionadas com o perfil. Não consegui entender esse racional. Eu também o poderia dizer, mas não vou dizer. Eu também poderia dizer que a CEO poderia não ter o perfil, mas não o vou dizer de forma alguma. Não o vou dizer de forma alguma”.

Alexandra Reis

06-04-2023

“Acreditei, e continuo a acreditar, que a saída [de Alexandra Reis] deveria ter sido evitada”.

Manuel Beja, ex-presidente do Conselho de Administração da TAP

11-04-2023

“Tive na época a perceção de que as redistribuições de pelouros na comissão executiva desenhadas pela sua presidente, Christine Ourmières-Widener, se traduziriam num esvaziamento objetivo das funções da administradora Alexandra Reis, criando uma situação pouco sustentável no seio daquela comissão”.

Manuel Beja

11-04-2023

“Recebi a noticia da minha destituição por um telefonema do ministro [das Infraestruturas] João Galamba às 10:20 da manhã do dia da conferência de imprensa”.

Manuel Beja

11-04-2023

“Como tem sido muito evidente ao longo deste processo, o papel do grupo parlamentar do PS não é o papel de escrutínio enquanto grupo parlamentar da Assembleia da República, é um papel de proteção do Governo e poderá ser a melhor forma que têm para proteger o Governo”.

Manuel Beja

11-04-2023

“Mesmo neste momento, as circunstâncias legais associadas à saída da administradora Alexandra Reis estão em causa. Há uma opinião da IGF, a opinião da IGF não faz lei. Muitos dos aspetos da opinião da IGF podem ser questionados”.

Manuel Beja

11-04-2023

“Conhecia a existência do estatuto de gestor público, não sabia as consequências que tinha numa decisão de rescisão, se soubesse não teria assinado o acordo. Sabendo-o, eu teria utilizado o estatuto de gestor público para garantir que a saída da administradora Alexandra Reis não aconteceria”.

Manuel Beja

11-04-2023

“A CMVM não tinha motivos nenhuns para duvidar da veracidade de um comunicado que é emitido por uma entidade com obrigações cotadas”.

Luís Laginha de Sousa, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)

13-04-2023

“O envolvimento do Governo é total neste tipo operações [relativas à TAP], mas foi em 2020, foi em 2017, foi em 2015. Há um padrão, isso posso testemunhar. Eu quase diria que a Parpública se desloca para o Terreiro do Paço”.

Carlos Durães da Conceição, ex-vice-presidente da Parpública

20-04-2023

“Não sendo ilegal – que não é –, o meu entendimento é que quem está numa empresa como administrador não pode, não deve, não é desejável, que vá tutelar essa mesma empresa. […] Em tese, considero que não é desejável que aconteça, naturalmente que não é ilegal, foi uma opção encontrada, foi uma decisão política que não questiono”.

Mário Lobo, ex-vogal executivo do Conselho de Administração da Parpública a propósito da saída de Miguel Cruz da presidência da Parpública para o cargo de secretário de Estado do Tesouro

20-04-2023

“Esta soma da contribuição própria com o auxílio de Estado global – não só o auxilio da reestruturação, mas também o auxílio da compensação covid – é que vão somar o custo global da reestruturação, que, no âmbito do plano de reestruturação e da decisão da Comissão Europeia atinge cerca de 5.000 milhões de euros”.

Jaime Andrez, presidente da Parpública

20-04-2023

“A narrativa ideológica de que os salários dos trabalhadores do grupo TAP eram os grandes culpados pela situação financeira em que a companhia se encontrava, a realidade veio dar-nos razão, esta sala veio dar razão. O que temos assistido nesta sala é uma autêntica vergonha para o país”.

Ricardo Penarróias, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC)

26-04-2023

“Houve uma nulidade de comunicação entre o ‘chairman’ da empresa e sindicatos. Eu não me reuni nem uma vez, como diretor, nem uma vez como presidente, com o ‘chairman’. A atuação dele na TAP, lamento dizê-lo, foi nula”.

Ricardo Penarróias

26-04-2023

“Independentemente de quem está no governo, [a TAP] foi sempre utilizada para interesses individuais e não coletivos, sempre foi vista como um trampolim, ou maneira de notar-se politicamente e isto tem impacto, porque tomaram-se decisões erradas”.

Ricardo Penarróias

26-04-2023

“Houve uma pessoa que esteve muito envolvida na compra e no negócio [que deu origem à ME Brasil], que fez parte há relativamente pouco tempo do Conselho de Administração, que era o doutor Lacerda Machado. […] Se ele hoje ainda lá estivesse, se calhar a VEM ainda estava aberta, ainda estava a funcionar”.

Paulo Duarte, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava)

26-04-2023

“Este é um assunto demasiado sério e desejamos que rapidamente se cheguem a conclusões porque, cada dia que passa, a TAP, nesta situação, está a perder valor e este clima está a levar à saída de pessoas e trabalhadores e à dificuldade na contratação”.

Pedro Figueiredo, presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC)

26-04-2023

“Apelo a todos os deputados e ao Governo que pare a interferência. Deixem Luís Rodrigues e a sua equipa gerir, de uma vez por todos, não se pode gerir mais pelo Whatsapp. […] Um erro são milhões de prejuízo”.

Tiago Faria Lopes, presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC)

26-04-2023

“Relativamente à negociata – não lhe chamo negócio – do senhor David Neeleman, na altura o que soubemos é que ele tinha feito um acordo com a Airbus para que a TAP, em vez dos A350, recebesse os neo e os A350 iam para a Azul. Isto foi o que nós soubemos. Os meandros dos negócios, valores, quanto envolvia, nunca soubemos. No entanto, dissemos também na altura, com certeza, nesta negociata alguém está a meter dinheiro ao bolso e não é a TAP”.

Cristina Carrilho, coordenadora da Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP

27-04-2023

“A privatização nunca é boa para a TAP”.

Cristina Carrilho

27-04-2023

“Passaram de caravelas à pressa para o ‘privatize-se já’. […] É a maneira mais fácil de passar um pano por cima do que escorreu ao longo de todos estes anos e que ultrapassa bem o meio milhão de euros”.

João Varzielas, dirigente do Sindicato dos Aeroportos de Manutenção e Aviação (STAMA)

27-04-2023

“A reestruturação não existiu, o que existiu foi esmagamento de quem trabalha”.

Jorge Alves, presidente do Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA)

27-04-2023

“Eu acho que isto é um ataque ao coração da democracia. São coisas que nos fazem pensar, efetivamente, que nem todos estamos a fazer o que devemos fazer pelo bem e pelo interesse público do nosso país. Acho que cumpre-nos identificar o que se passou, identificar os responsáveis e puni-los de uma forma que seja exemplar, até pelo exemplo público que possa ser dado”.

Jorge Seguro Sanches, ex-presidente da comissão de inquérito sobre a divulgação de informações confidenciais em órgãos de comunicação social

27-04-2023

“Há uma dificuldade tremenda de contratação de pessoas para a TAP, eu estou na TAP há quase 30 anos e lembro-me que toda a gente queria [trabalhar na empresa]. E agora não, porque as condições não são atrativas, a empresa está numa situação difícil, com cortes salariais que não se prevê quando poderão ser revertidos”.

Maria Luís Martins, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP)

02-05-2023

“Temos a Vinci que todos os anos tem lucros estrondosos e em todos os invernos tem baldes espalhados na área internacional a apanhar a água da chuva do teto”.

Jaime Santos Silva, presidente do Sindicato dos Quadros da Aviação Comercial a propósito da Vinci, dona da ANA aeroportos

02-05-2023

“A engenheira Alexandra Reis, enquanto esteve na TAP era corta, corta, corta, manda embora. […] Viva a liberdade, já dizia o outro”.

André Teives, Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA)

02-05-2023

“Nunca esquecerei a opção tomada pelo Governo em representação do Estado em salvar a TAP. Não tenhamos ilusões, se o objetivo era salvar a TAP, não havia outra alternativa. […] Não se tratou de nenhuma opção ideológica, tratou-se antes de uma premente necessidade, uma emergência, que permitiu salvar milhares de postos de trabalho”

Miguel Frasquilho, antigo presidente do Conselho de Administração do grupo TAP

04-05-2023

“É fácil nós vermos com os olhos de hoje que o que aconteceu em 2020 e 2021 não foi a tragédia que podia ter sido, embora tenha sido francamente mau, […] mas é evidente que hoje eu posso concluir que nós fomos conservadores no plano [de reestruturação]”.

Miguel Frasquilho

04-05-2023

“O que eu sinto, com exceção dos senhores deputados que tiveram a amabilidade de partilhar comigo a confiança, não tive nos outros, os consensos necessários para o bom trabalho da comissão, a forma como foi questionado, de uma forma até deselegante, o meu papel no cumprimento do mandato da comissão, leva-ma a questionar se continuo a ter as melhores condições para o fazer e entendo que essa reflexão que urge fazer”

Jorge Seguro Sanches, ex-presidente da comissão de inquérito

09-05-2023

“Acredito na TAP, é uma boa companhia, uma grande marca, […] precisa é de ter uma boa gestão”.

Humberto Pedrosa, ex-acionista da TAP

09-05-2023

“Para a capitalização da TAP teve um empréstimo da Airbus e foi o dinheiro que ele [David Neeleman] colocou. […] Empréstimo… Não sei o que lhe hei de chamar. Uma doação, será?”.

Humberto Pedrosa

09-05-2023

“Se calhar, neste momento, não era o momento para vender a TAP. Se a TAP fosse minha, eu esperava por melhor oportunidade”.

Humberto Pedrosa

09-05-2023

“Na realidade, não havia outra solução, senão a intervenção do Estado português na TAP [em 2020]. Esses fundos eram essenciais, ou o Estado intervinha e colocava os fundos necessários na TAP ou a TAP acabava e acho que foi uma boa opção”.

Humberto Pedrosa

09-05-2023

“A Alexandra [Reis] era diretora. Se calhar podia-se ter resolvido o problema passando-a para diretora outra vez em vez de a despedirem”.

Humberto Pedrosa

09-05-2023

“O Grupo Parlamentar do PS vai indicar ao senhor Presidente da Assembleia da República o nome do senhor deputado António Lacerda Sales para presidir à Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP, agradecendo desde já o sentido de serviço e de missão com que aceitou este desafio que agora lhe é proposto”.

Gabinete parlamentar do PS

10-05-2023

“Não estou envolvido em nenhuma entidade interessada, tenho sido procurado por várias – e já agora não vejo nenhum conflito de interesses -, não aceitei nenhuma das abordagens, […] não excluo envolver-me [na próxima privatização] se achar que posso ser útil à própria TAP”.

Diogo Lacerda Machado, ex-administrador da TAP

11-05-2023

“Não faço a menor ideia, não tive o mínimo envolvimento nessa circunstância. […] Vai ter de fazer essa pergunta a quem tomou essa decisão. Eu não a compreendo”

Diogo Lacerda Machado, sobre os 55 milhões de euros pagos a David Neeleman para sair da TAP

11-05-2023

“Aquilo que se pagou ao engenheiro Fernando Pinto, na minha opinião, foi pouco para o que ele merecia”

Diogo Lacerda Machado, sobre pagamento de 1,6 milhões de euros a Fernando Pinto por serviços de consultoria

11-05-2023

“Tomámos hoje conhecimento, através dos meios de comunicação social, de nova divulgação pública de conteúdos, documentos e elementos que se encontram no arquivo documental desta comissão”.

António Lacerda Sales, presidente da comissão de inquérito em documento enviado ao presidente da Assembleia da República

16-05-2023

“Eu nunca percebi essa afirmação que isto tinha sido uma correria, foi uma operação altamente trabalhosa, […] pode não se estar de acordo com os termos, mas, tecnicamente, é uma operação que está muitíssimo bem feita, nada está feito em cima do joelho, foi um trabalho altamente escrutinado”

Pedro Ferreira Pinto, ex-presidente da Parpública sobre ideia de que privatização de 2015 foi feita à pressa

16-05-2023

“É um não problema, é um problema político que montaram agora, dentro dessa sua narrativa de que é um assunto criminal e foi feito tudo às escondidas”

Pedro Ferreira Pinto, sobre capitalização da TAP através dos fundos Airbus

16-05-2023

“Enquanto cidadão anónimo sem poder de decisão, fui ameaçado pelo SIS, fui injuriado e difamado pelo primeiro-ministro e pelo ministro das Infraestruturas”.

Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas

17-05-2023

“A doutora Eugénia Correia, que me pareceu desconhecer a reunião de 16 janeiro [entre o ministro João Galamba e a ex-CEO, Christine Ourmières-Widener] indicou claramente que não seria revelada a existência da reunião entre o ministro e a então CEO e indicou ainda que em caso de requerimento da comissão parlamentar de inquérito as notas não seriam entregues”.

iscte

Frederico Pinheiro

17-05-2023

“Não roubei, furtei ou fugi com o computador que me foi adstrito pelo Ministério das Infraestruturas. Não parti o vidro com a bicicleta ou com qualquer outro objeto. Estas acusações […] são falsas, injuriosas e difamatórias”.

Frederico Pinheiro

17-05-2023

“O agente do SIS diz que se eu entregasse o computador, nunca mais ouviria falar do mesmo”.

Frederico Pinheiro

17-05-2023

“No exercício das minhas funções e cumprindo as orientações que recebi, pedi uma chamada para o SIRP [Sistema de Informações da República Portuguesa]. […] Depois de ter pedido uma chamada para o SIRP, sim, recebi uma chamada do SIS [Serviço de Informações de Segurança]”.

Eugénia Correia, chefe de gabinete do ministro das Infraestruturas

17-05-2023

“Quando tomei conhecimento de que afinal havia notas, solicitei a Cátia Rosas que as pedisse, mas que pedisse o ficheiro informático em que as mesmas foram feitas porque o ficheiro permitiria pelo menos verificar que tinham sido feitas no dia 17 de janeiro. Frederico Pinheiro não entregou o ficheiro informático, mas um papel”.

Eugénia Correia

17-05-2023

“Esse relatório [da Inspeção-Geral de Finanças] contém em si uma fundamentação total, do meu ponto de vista, e cabal para o procedimento de destituição [dos ex-presidentes da TAP]. […] O relatório é de tal maneira sólido que não é preciso mais nada”.

Eugénia Correia

17-05-2023

“As privatizações passadas e várias tentativas, de facto, no nosso entendimento foram remendos com parceiros pouco fiáveis, com modelos de negócios pouco sustentáveis e, de facto, concordo com o senhor deputado [Bruno Dias, PCP], de que as múltiplas experiências passadas, tentadas e uma em concreto concretizada e depois alterada não são de facto exemplos de processo”.

João Galamba, ministro das Infraestruturas

18-05-2023

“Eu não menti ao país, o comunicado é 100% válido”.

João Galamba, sobre comunicado enviado pelo ministério após o conhecimento público de uma reunião preparatória do grupo parlamentar do PS com a ex-presidente executiva da TAP

18-05-2023

“Não há duas versões contraditórias. Há uma história e depois há factos, provas e muitas testemunhas”.

João Galamba, sobre as notas da reunião preparatória com a ex-CEO da TAP

18-05-2023

“Nego categoricamente que tenha ameaçado Frederico Pinheiro, mas afirmo que fui ameaçado por Frederico Pinheiro – e não foi pouco, senhor deputado – e pode ter a certeza que se havia alguém mesmo muito exaltado naquele telefonema não era seguramente eu”.

João Galamba

18-05-2023

“Pergunta se eu acordo com vergonha. Não, senhor deputado, acordo todos os dias com o sentimento de dever e obrigação de cumprir o meu trabalho que cumpro com orgulho, sentido de dever e – espero eu – com competência. É assim que eu acordo todos os dias, faço o meu trabalho”.

João Galamba

18-05-2023

“Reconstruir a verdade dá trabalho”.

João Galamba

18-05-2023

“Em 2022, nós não tínhamos conhecimento de qual era o enquadramento jurídico que ia ser dado àquela cessação de funções e agora sabemos, porque entretanto já houve contraditório e já houve explicações à IGF [Inspeção-Geral de Finanças], que os senhores advogados entenderam aplicar a legislação subsidiária do código das sociedades comerciais pelo facto de a engenheira Alexandra Reis ter também o vínculo privado à TAP e, nessa linha, não aplicaram o estatuto do gestor do público”.

Maria Antónia Araújo, chefe de gabinete do ex-ministro Pedro Nuno Santos

24-05-2023

“Fica assim provada a ausência de responsabilidade de deputados, assessores e técnicos que fazem parte desta comissão de inquérito”.

António Lacerda Sales, presidente da comissão de inquérito a propósito de relatório sobre as fugas de informação

25-05-2023

“Eu acho que a reorganização da TAP passaria pela sua privatização, creio que estava subjacente ao processo de aprovação [pela Comissão Europeia] da reorganização da TAP”.

João Gameiro, ex-administrador financeiro da TAP

25-05-2023

“Não havia qualquer razão para querer substituir a engenheira Alexandra Reis [em dezembro de 2021]”.

Miguel Cruz, ex-secretário de Estado do Tesouro sobre e-mail de dezembro de 2021 em que Alexandra Reis comunicou ao Governo a possibilidade de renunciar caso houvesse vontade

30-05-2023

“A obrigação da venda da TAP não fazia parte do plano de reestruturação”.

Miguel Cruz

30-05-2023

“Nunca ninguém supôs que houvesse qualquer lugar a indemnização, […] só vim a saber da indemnização mais tarde. […] Toda a informação que nós tivemos foi perfeitamente consistente, ‘trata-se de uma renúncia’, portanto não havia lugar a indemnização”.

Miguel Cruz

30-05-2023

“Os membros do Governo que fizeram a transição de pastas connosco não informaram de nenhuns fundos Airbus. A Parpública na reunião que tivemos em dezembro de 2015 não me informou de nenhuns fundos Airbus”.

Pedro Marques, ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas

31-05-2023

“O senhor Neeleman para poder ser classificado como bom parceiro estratégico tinha de querer ficar na TAP de forma perene, […] dá-me ideia que o senhor Neeleman não estava para ser parceiro estratégico”.

Pedro Marques

31-05-2023

“O anormal foi pagar a um acionista privado para ele se livrar do problema e que tenha ficado o problema para nós”.

Sérgio Monteiro, ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações sobre os 55 milhões pagos a David Neeleman para sair da TAP

01-06-2023

“Havia [alternativa à privatização em 2015], se o Estado estivesse disponível a impor à TAP remédios severos, havia sempre a hipótese de capitalização pública, com as consequências que já conhecemos, dinheiro dos contribuintes e um conjunto de remédios associados a essa capitalização pública”.

Sérgio Monteiro

01-06-2023

“O Estado português não pode ficar refém de qualquer tipo de posição obstaculizadora àquilo que se entende que é o interesse público”.

João Nuno Mendes, secretário de Estado das Finanças

02-06-2023

“O nosso entendimento é que o Governo não está aberto à possibilidade de vender a totalidade da empresa”.

João Nuno Mendes

02-06-2023

“A pasta de transição na dimensão TAP era inexistente, nem ‘pens’, nem dossiês, não havia nenhuma referência à TAP na pasta de transição da ministra das Finanças do 20.º Governo [Maria Luís Albuquerque] para o ministro das Finanças do 21.º Governo”.

Mário Centeno, antigo ministro das Finanças

05-06-2023

“Aquilo que desejo é que a TAP, no contexto do início de processo de recuperação que foi conseguido através daquele empréstimo, possa ter futuro. O custo vamos todos conseguir avaliar daqui a uns anos, podemos achar uns mais do que outros que ele é alto, ele é com certeza significativo para Portugal”.

Mário Centeno

05-06-2023

“Tenho muita dificuldade em perceber essa operação, não conheço os detalhes, terá havido uma auditoria que identificou eventualmente irregularidades. […] A ser verdade, não consigo enquadrar em termos legais e lesa os interesses da TAP”.

João Leão, ex-ministro das Finanças sobre capitalização da TAP através dos fundos Airbus

06-06-2023

“O acionista começou a pedir valores muito superiores ao Estado, mais na ordem dos 200 milhões de euros (…) o Estado teve de fazer uma negociação muito exigente para que o valor ficasse dentro do nível razoável”.

João Leão, sobre os 55 milhões pagos a David Neeleman para sair da TAP

06-06-2023

“Devia ter sido comunicado, não há nenhuma razão para uma questão desta natureza [não ser comunicada], aliás, a substituição de um administrador tem sempre de ser feita com conhecimento do acionista [Estado]. O ‘chairman’ e a CEO da TAP tinham de fazer a ponte com a tutela”.

João Leão, sobre a saída de Alexandra Reis

06-06-2023

“Continuo convencidíssimo de que o negócio que se fez foi feito a preços de mercado, a TAP não foi prejudicada e bem pelo contrário”.

António Pires de Lima, antigo ministro da Economia, sobre negócio com a Airbus

07-06-2023

“Acho altamente improvável, […] mas se amanhã se viesse a comprovar que os aviões, de facto, tinham sido comprados acima do preço de mercado e, portanto, que tinha sido a TAP a financiar a Airbus e, por sua vez, [a Airbus deu-o] a David Neeleman, […] tinha-se dado um processo de capitalização feito de uma forma ilegal, eu aí limito-me também a dizer aquilo que o ex-ministro Pedro Nuno Santos ontem aqui disse: se fomos todos enganados e se foi assim que isso aconteceu, tem de se tirar consequências, com certeza”

António Pires de Lima, sobre negócio com a Airbus

07-06-2023

“Penalizo-me pelo comentário que partilhei com ex-CEO sobre o senhor Presidente da República, embora quisesse tão só sinalizar junto de alguém com quem tinha uma relação profissional de confiança o apoio que o senhor Presidente da República deu à difícil decisão de resgatar a TAP”.

Hugo Mendes, ex-secretário de Estado das Infraestruturas, sobre opinião que partilhou com a ex-presidente executiva da TAP sobre um voo do Presidente da República

14-06-2023

“O que queríamos era reforçar – empoderar, como se diz agora – a autoridade de Christine Ourmières-Widener como líder da sua equipa”.

Hugo Mendes, sobre anuência à saída de Alexandra Reis

14-06-2023

“A atitude do ‘quero, posso e mando’, do ‘agora que o país pagou pela empresa, a TAP tem de voar para todo o lado’, ou, na memorável frase do doutor Rui Rio ‘como a TAP é pública e funciona com dinheiros públicos, tenho de exigir’, esta nunca foi a postura do Ministério das Infraestruturas e da Habitação”.

Hugo Mendes

14-06-2023

“Ouvi o senhor primeiro-ministro há umas semanas a dizer que as condições para um membro do Governo se manter num Governo se medem pelos resultados e os resultados da TAP são excelentes”.

Hugo Mendes

14-06-2023

“Eu pus-me na mão dos advogados, o meu papel não era fazer ‘compliance’ jurídica, […] e nós agimos de boa fé, respeitando o princípio da responsabilidade dos gestores”.

Hugo Mendes, sobre negociação da saída de Alexandra Reis da TAP

14-06-2023

“A indemnização a Alexandra Reis é menos de 1% do trabalho que tivemos na TAP, é menos de 0,1% do trabalho que tivemos no ministério, mas foi um processo que objetivamente correu mal”.

Pedro Nuno Santos, ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação

15-06-2023

“Há verdades – e eu sei disso – há verdades que são mais inverosímeis que a mentira, mas eu não vou passar a mentir só porque a mentira parece mais credível que a verdade, as coisas são como são”.

Pedro Nuno Santos

15-06-2023

“Ao longo destas dezenas de audições, o que se consegue comprovar […] é que não há interferência na gestão corrente da TAP”.

Pedro Nuno Santos

15-06-2023

“A engenheira Alexandra Reis era um quadro da TAP competentíssimo, altamente competente, inteligente, trabalhadora, lamento muito isto que lhe aconteceu e espero que consiga refazer-se rapidamente, porque será útil a quem quiser trabalhar com ela”.

Pedro Nuno Santos

15-06-2023

“Acho que, obviamente, parte do sucesso da TAP deve ser canalizado para quem, na realidade, foi alvo de sacrifícios muito intensos nos últimos anos, que foram os trabalhadores”.

Pedro Nuno Santos

15-06-2023

“Eu tinha e tenho uma boa relação com o primeiro-ministro. […] Nunca senti falta de solidariedade do primeiro-ministro”.

Pedro Nuno Santos

15-06-2023

“Não sou candidato a nada. Vou ser deputado à Assembleia da República no dia 04 de julho”.

Pedro Nuno Santos

15-06-2023

“A decisão de demissão foi minha e quando decido demitir-me, decido demitir-me, ponto final”.

Pedro Nuno Santos

15-06-2023

“É possível hoje começar a construir as bases de um caminho mais virtuoso do ponto de vista da recuperação gradual dos vencimentos”.

Fernando Medina, ministro das Finanças

16-06-2023

“Obviamente que tive a convicção que se tratava de um valor particularmente significativo”

Fernando Medina, sobre indemnização a Alexandra Reis

16-06-2023

“Tenho a convicção profunda de que todos os envolvidos no processo agiram na convicção de que o estavam a fazer no cumprimento da lei. Infelizmente, não estavam”.

Fernando Medina, sobre indemnização a Alexandra Reis

16-06-2023

“Estou a transmitir o relato fiel, verdadeiro, integral do que foi o âmbito da conversa no domingo [05 de março], uma reunião formal para lhe comunicar que, recebido o relatório da IGF e ponderadas as suas conclusões, a demissão da engenheira Christine e do presidente do Conselho de Administração – [com Manuel Beja] essa conversa foi com o ministro das Infraestruturas – não seria possível a sua continuidade e que eu iria propor o início do processo relativamente à sua demissão com justa causa”.

Fernando Medina, sobre indemnização a Alexandra Reis

16-06-2023

“Rejeito frontalmente aquilo que o senhor deputado afirmou relativamente à utilização do SIS [Serviço de Informações de Segurança], rejeito em absoluto, o que o senhor deputado diz é falso, falso, é falso”.

Fernando Medina, em reação a declarações do PSD sobre a utilização do SIS pelo Governo

16-06-2023

“É evidente que os critérios fundamentais que presidirão ao processo de privatização da TAP são os critérios de natureza estratégica para o país, que privilegiem o papel da TAP enquanto motor importante do crescimento económico do país”.

Fernando Medina

16-06-2023

DEPOIMENTOS POR ESCRITO:

“O Governo pressionou a nossa Comissão Executiva e em particular o CEO, de uma forma lamentável e inaceitável, para que não pagasse as remunerações variáveis. Foram pressões muito duras através de mensagens de telemóvel e reuniões com o próprio ministro das Infraestruturas. Felizmente, o CEO teve coragem para não ceder às pressões e a Comissão Executiva acabou por pagar as remunerações variáveis, que eram devidas”.

David Neeleman, antigo acionista da TAP sobre polémica do pagamento de bónus

18-06-2023

“É público e notório que o Governo em vários momentos procurou pressionar a administração e/ou a Comissão Executiva”.

David Neeleman

18-06-2023

“Aceitei negociar a minha saída a partir do momento em que entendi que o Governo queria o controlo da empresa a todo o custo, justificando-se com a pandemia”.

David Neeleman, sobre polémica do pagamento de bónus

18-06-2023

“Não recebi indemnização de qualquer ordem. Os 55 milhões de euros referidos foram o preço negociado e pago pelo Estado à Atlantic Gateway por uma participação no capital da TAP SGPS, precisamente porque o Governo forçou uma saída que nós não desejávamos e que nos foi imposta”.

David Neeleman

18-06-2023

“Os montantes que qualificam como ‘fundos Airbus’, terminologia que vou utilizar somente porque tem sido a utilizada, ainda que impropriamente, não serviram para adquirir as ações da TAP”.

David Neeleman

18-06-2023

“As necessidades de capitalização eram de tal forma urgentes e indisputáveis, que logo em 2015 e 2016 esses fundos foram utilizados e consumidos pela TAP no pagamento de salários e nas suas necessidades imediatas de tesouraria. Tais fundos, em conjunto com as outras prestações acessórias e o empréstimo da Azul, salvaram a TAP de uma insolvência imediata”.

David Neeleman

18-06-2023

“Atendendo aos meus quase 20 anos de experiência na liderança da comissão executiva da TAP e de 50 anos no setor da aviação, os acionistas pretenderam continuar a contar com o meu contributo profissional, quer no apoio à nova gestão privada (sem qualquer experiência na TAP), quer em questões estratégicas fundamentais para a empresa”

Fernando Pinto, antigo presidente executivo da TAP sobre o contrato de consultoria de 1,6 milhões de euros após saída da presidência

16-06-2023

“Por um lado, entendo que, como responsável pela área das compras da empresa, foi uma pessoa extremamente focada e que teve um bom desempenho na minha época. Por outro lado, sei que era percecionada como tendo um perfil algo conflituoso”.

Fernando Pinto, sobre Alexandra Reis

16-06-2023

“Não considero que lesou a TAP, ao contrário, este cancelamento, juntamente com as novas aeronaves, foram fundamentais para salvar a TAP da falência, avançar no cumprimento dos compromissos assumidos no plano estratégico da privatização, e evitar que a TAP terminasse como outras companhias aéreas europeias que diminuíram significativamente de tamanho”.

Antonoaldo Neves, antigo presidente executivo da TAP sobre negócio com a Airbus

18-06-2023

“É de domínio público em Portugal que houve questões onde membros do poder político tiveram visões diferentes sobre decisões na esfera da gestão da empresa. Entretanto, estas diferenças, durante o meu mandato, sempre foram abordadas de forma profissional pela Comissão Executiva e prevaleceu o que está estabelecido no estatuto da empresa”.

Antonoaldo Neves

18-06-2023

“O planeamento da nova auditoria, que o Tribunal de Contas decidiu realizar sobre a TAP, considera a informação superveniente relevante (como a subjacente à questão colocada, a confirmar-se), pois, como reportado, os termos de referência dessa auditoria são fixados com base em critérios de análise de risco, materialidade, oportunidade, exequibilidade e utilidade”.

José Quelhas, juiz conselheiro do Tribunal de Contas sobre fundos Airbus

09-06-2023

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE