Quer concorrer ao Prémio Literário Miguel Torga?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-06-2017

As candidaturas ao Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra 2017 já estão a decorrer e podem ser efetuadas até ao próximo dia 31 de julho.

PUBLICIDADE

Miguel Torga

O vencedor do concurso bienal, instituído pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) terá direito a um prémio pecuniário no valor de cinco mil euros e à garantia da edição da obra premiada.

PUBLICIDADE

O prémio foi criado pela autarquia com o intuito de homenagear Miguel Torga, nome literário do médico Adolfo Rocha, e visa estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores.

O Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra é lançado bianualmente pela CMC e destina-se a galardoar um autor português, ou de um país de língua oficial portuguesa, pela melhor obra do género de ficção narrativa, nas categorias de romance, novela e conto.

PUBLICIDADE

publicidade

O autor da obra premiada, a existir, receberá um prémio pecuniário de cinco mil euros, a ser entregue em cerimónia pública, e verá a sua obra publicada pela CMC ou por uma editora, de acordo com a decisão da autarquia, no prazo máximo de um ano.
O concurso só admite obras inéditas escritas em português, de autoria única, as quais podem revestir a forma de coletânea de contos inéditos. Cada concorrente pode, contudo, apresentar mais do que um trabalho, mas deverá enviá-los separadamente e utilizando pseudónimos diferentes.
As obras recebidas serão, depois, verificadas pelos serviços da CMC, para ver se estão em conformidade com o regulamento do prémio e será elaborada uma lista com os originais admitidos a concurso.

O júri, que será presidido pelo presidente da CMC, Manuel Machado, ou por quem ele delegar, e composto por mais quatro personalidades (duas designadas pela CMC, uma pelo reitor da Universidade de Coimbra e outra pela Associação Portuguesa de Escritores), terá depois 60 dias para proceder à classificação. O vencedor do concurso, a existir, não pode concorrer nas duas edições seguintes.
O Prémio Literário Miguel Torga / Cidade de Coimbra, atribuído pela primeira vez em 1984, visa estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores. Na última edição do concurso, o prémio foi atribuído ao escritor e ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa.
O regulamento do prémio e outros esclarecimentos adicionais sobre o concurso podem ser consultados AQUI.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE