Vamos

Quem é o português de 23 anos que ofereceu 10 mil euros e uma casa com renda paga a homem que precisava de ajuda?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 meses atrás em 08-11-2023

Lucas Rodrigues ou para quem o conhece através das redes sociais como Lucas with Strangers tem apenas 23 anos. É influencer e tem o objetivo de concretizar sonhos e desejos de quem não conhece, especialmente a indivíduos em situações de desfavorecimento económico.

PUBLICIDADE

Conta com cerca de dois milhões de seguidores no Tiktok e até já esteve nomeado para os Globos de Ouro como personalidade do ano na área do digital.

Tudo começou há cerca de três anos e meio, quando foi assaltado e sofreu um stress pós-traumático. Começou por ter ansiedade social e medo de sair à rua. Em conversa com uma amiga chegou à conclusão que para ultrapassar o medo podia começar a realizar vídeos com estranhos.

PUBLICIDADE

Agora, Lucas decidiu ir mais longe e tornou-se “famoso” com a questão que coloca a quem aborda na rua: “Como te posso fazer feliz?”.

Recorde-se da história de José Pereira, residente em Viana do Castelo, que o Correio da Manhã deu a conhecer.  Na altura o homem só se imaginava como um sem-abrigo, contudo viu, de repente, a vida a dar uma volta de 360 graus. “O tiktoker ofereceu-lhe 10 mil euros e uma casa com renda paga durante um ano”, escreve o jornal. “O Sr. José foi uma história que vi porque muita gente me enviou a reportagem do CM. Nós conseguimos angariar 8700 euros, juntei o resto para ser 10 mil [euros] e fazer um número mais bonito e depois pensámos qual é o máximo de ajuda que podemos dar. Sabia que ele [Sr. José] tinha um bocadinho mais do que quatro mil euros em dívidas em que era fiador e acabou por levar com esse dano que não foi causado por ele, então um dos objetivos era liquidar essa dívida para ter uma reforma maior e conseguir pagar uma renda”, disse.

PUBLICIDADE

publicidade

O jovem considera-se “apenas uma ponte” entre a comunidade e as pessoas que precisam de ajuda. Afirma que grande parte do dinheiro vem dos seguidores. “Parte do dinheiro é meu também, ou seja, no final é tudo da página, mas a parte que vem dos meus seguidores são doações, são pessoas que decidem mesmo integrar-se no projeto”, conta.

O tiktoker, após a ajuda, tenta acompanhar a pessoa de forma a ter a certeza de que “o dinheiro está seguro e a ser bem gasto” e afirma que algumas continuam a ligar-lhe passado um ano “apenas para agradecer”.

Lucas é o rosto de um dos projetos mais solidários, conta já com uma vasta equipa que o ajuda a selecionar histórias e a realizar desejos, algo que pretende continuar a fazer por muito tempo.

Entrou para a faculdade com o objetivo de estudar Gestão, mas acabou por desistir do curso e atualmente não pensa em voltar. “Esta é a melhor profissão da vida. E por mais que seja extremamente desgastante tenho o coração cheio e quentinho”, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE