Coimbra

Queima das Fitas com festa matinal nos Jardins da AAC e vespertina no Parque Verde

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-03-2019

A edição 2019 da Queima das Fitas de Coimbra, hoje apresentada no Café Santa Cruz, tem como lema “Da tradição irreverente faz-se a história do presente”, numa celebração dos 50 anos da crise académica de 1969.

PUBLICIDADE

“After party” nos Jardins da AAC, abertura durante à tarde do recinto no Parque Verde, o regresso da Ceia dos Boémios e uma noite de fado de Coimbra são algumas das novidades da festa estudantil que decorre de 3 a 10 de maio.

PUBLICIDADE

O “primeiro after da Queima das Fitas” acrescenta “mais duas horas” à festa dos estudantes, na noite de 7 de maio, adiantou Bárbara Pereira.

A comissária da tradição informou ainda que na noite da Serenata irá regressar a Ceia dos Boémios, agora na Cantina dos Grelhados.

PUBLICIDADE

publicidade

Leandro Marques, secretário-geral da Queima das Fitas,  estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia, contou que é intenção da comissão central que o recinto da Queima possa receber iniciativas a partir da tarde de cada um dos dias

“As pessoas entram no recinto cada vez mais tarde e queremos que vão mais cedo”, sustentou, antes de informar que não foi decidido a forma como as pessoas vão entrar no Choupalinho.

Leandro Marques assinalou que a festa estudantil “quer voltar às origens, mas com os olhos postos no futuro”, e anunciou a intenção de se realizar “uma noite apenas de fado de Coimbra” promovida pela Secção de Fado da Associação Académica.

A comissão central da Queima das Fitas 2019 diz quer “trazer de volta” a tradição académica e marcar um “bilhete de identidade” da festa estudantil.

“Queremos aproximar a Queima da cidade e das suas instituições e entidades, mas também dos estudantes e, por isso, vamos realizar visitas às faculdades para ouvir os seus anseios”, declarou Serenela Luz, a comissária institucional.

Nesta sessão foi apresentado o cartaz oficial da Queima das Fitas que, de acordo com a comissária, “mimetiza o filme Rei Leão”, da Disney, apresentando um estudante a segurar os símbolos da praxe académica, iluminado por um raio de sol no topo da torre da Universidade de Coimbra, rodeada, ao nível do solo, por estudantes das diversas faculdades, naquilo que a organização traduz como a “celebração do espírito académico”. 

Outros objetivos passam por melhorar as condições da entrada no recinto das Noites do Parque – na Praça da Canção, margem esquerda do Mondego – e “atrair mais gente e mais patrocinadores”. nos primeiros quatro dias como acontecia até aqui.

Questionado sobre o orçamento global da Queima das Fitas 2019, o secretário-geral não o divulgou, argumentando apenas que será “bastante idêntico” ao de 2018, cujos montantes também não foram revelados.

Leandro Marques indicou apenas que o orçamento foi apresentado na semana passada ao Conselho Geral, órgão fiscalizador da Queima das Fitas, e deverá ainda ser sujeito “a um retificativo”, assim que a organização possuir “dados mais concisos” de fornecedores e prestadores de serviços. “Mas a ideia será baixar [o orçamento]”, frisou.

Veja o vídeo do Directo NDC:

A sessão contou com a atuação do Grupo de Fados e Guitarras da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE