Queima de 2018 com “Capas negras de memórias, fitas que contam histórias”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-03-2018

A Queima das Fitas de Coimbra, que se realiza este ano de 04 a 11 de maio, vai sofrer um corte de 150 mil euros no orçamento, anunciou hoje a Comissão Organizadora, que não revelou o montante do investimento na festa de 2018.

PUBLICIDADE

queima das fitas 2018

Segundo o secretário-geral da Comissão Organizadora, que hoje apresentou o evento à comunicação social na espectacular esplanada do Forum Coimbra, o orçamento ainda não foi aprovado pelo Conselho Geral da Queima das Fitas, mas o corte “é superior” a 150 mil euros.

PUBLICIDADE

Em declarações aos jornalistas, Manuel Lourenço salientou que a edição deste ano será uma festa “necessariamente diferente, mas em nada inferior, pelo contrário”.

“As mudanças que temos previsto são todas em favorecimento da festa, que tem um programa com bastante conteúdo em todos os pelouros da Comissão Organizadora”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

Além de mais de duas dezenas de atividades culturais e desportivas, os espetáculos musicais na Praça da Canção são o ponto alto da festa estudantil, estando prevista a participação de artistas nacionais e internacionais num cartaz “muito diversificado para chegar ao mais variado tipo de público”.

29495995_974386252710717_2362924645284410918_n

Com o lema “Capas negras de memórias, fitas que contam histórias”, a Queima das Fitas tem início às 00:00 do dia 04 de maio com a habitual serenata no Largo da Sé Velha, embora a secção de Fado da Universidade de Coimbra já tenha anunciado a sua ausência devido a questões anteriores.

“Conheço alguns dos problemas que lhes causam desconforto, quer no recinto quer nas atuações da serenata, e enquanto secretário-geral posso garantir que nada faltará à secção de Fado”, disse Manuel Lourenço.

O responsável pela Comissão Organizadora da Queima das Fitas de Coimbra acredita que “a posição será revertida, pois não passa pela cabeça outra coisa senão ter a secção de Fado na Serenata”.

“É nisto que acredito e é nisto que a Comissão Organizadora está a trabalhar. Faremos tudo para que a secção de Fado esteja connosco”, sublinhou.

IMG_6910

Sobre o fim da garraiada, votada pelos estudantes em referendo consultivo, mas que tem ainda de ser decidida pelo Conselho de Veteranos, Manuel Lourenço disse que a posição da Comissão Organizadora será sempre a vontade dos estudantes.

“Nunca faremos um evento contrário à vontade dos estudantes”, realçou o secretário-geral, adiantando que o cartaz de espetáculos será revelado por fases nas redes sociais da academia, no âmbito de uma estratégia interna.

A organização apresentou hoje também o cartaz da Queima das Fitas, que ostenta uma astronauta de capa aos ombros, que personifica a “crença em fazer algo diferente, em se ser único”.

Os Jogos Europeus Universitários são o tema do Baile de Gala que se realiza no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia.

Foi ainda anunciado que o Sarau de Gala da Queima das Fitas vai regressar ao Teatro Académico de Gil Vicente.

No vídeo do Directo NDC pode saber quem são e o que vão fazer os comissários da Queima das Fitas:

No final da apresentação, Manuel Lourenço respondeu a todas as questões:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE