Cidade

Quebra Costas testa “espírito de sacrifício de bombeiros”

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 11-03-2024

Cerca de 500 bombeiros de todo o país, bem como de Espanha, França e Brasil, vão participar numa prova de resistência internacional, que decorrerá sábado, 16 de março, entre a Baixa e a Alta da cidade de Coimbra, revelou hoje a organização.

PUBLICIDADE

“No ano passado fizemos a primeira edição com bombeiros nacionais e lançámos o repto para fazer este ano uma prova internacional. Nesta primeira edição internacional, são 500 inscritos e tivemos de encerrar as inscrições muito antes do previsto”, disse o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes.

A primeira prova de resistência “Elite Quebra Costas Internacional”, dirigida a bombeiros profissionais, voluntários, mistos e privativos, está agendada para as 09:00 do próximo sábado.

PUBLICIDADE

Consiste em subir, no menor tempo possível, o percurso de 500 metros que vai do Arco da Almedina à Universidade de Coimbra (Porta Férrea), com o equipamento individual de proteção urbano completo, que pesa cerca de 30 quilogramas.

Durante a apresentação deste “evento diferenciador”, que decorreu ao final da manhã de hoje no Fado ao Centro, no início do Quebra Costas, onde irá decorrer a prova, o comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha, sublinhou que o percurso terá 14% de inclinação e curvas sinuosas.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este desafio é único e atrai bombeiros de Portugal continental, Madeira, Espanha, França e Brasil que vão competir entre si, ansiosos por testar a sua resistência”, acrescentou.

Para além de ser um teste ao espírito de sacrifício dos bombeiros, o percurso foi também escolhido para mostrar ao mundo “um pouco da história da cidade”, criando “uma grande festa, que no futuro se afirme como um convívio”.

De acordo com Paulo Palrilha, em prova estarão elementos de 94 corporações do país, ou seja, “um quarto das corporações nacionais, estarão representadas”.

Para além dos bombeiros nacionais, estarão também em prova 30 elementos de corporações de Espanha, França e Brasil.

“De Espanha estarão duas equipas, uma de Salamanca e outra de Santiago de Compostela. De França teremos uma equipa de Aix-en-Provence e ainda uma equipa do Brasil, da cidade de Fortaleza”, indicou.

Os 500 bombeiros inscritos enfrentarão a dificuldade de um percurso com cerca de 500 metros de subidas acentuadas, dificultados pelo facto de partirem com 30 quilogramas adicionais, acrescentados pelo equipamento individual de proteção urbano completo, que é composto por botas urbanas de biqueira de aço, calça e casaco de combate de incêndios, capacete e garrafa de ar comprimido.

A prova de resistência do ano passado teve como vencedor Paulo Costa, o elemento dos Sapadores que demorou cerca de três minutos a percorrer os 500 metros que separam o Arco da Almedina e a Porta Férrea.

Carregue na fotogaleria e veja a apresentação do evento:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE