Cidade

Paulo Costa: O bombeiro que quer “partir” o Quebra Costas em 3 minutos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 11-03-2024


Paulo Costa, bombeiro sapador de Coimbra, de 29 anos, foi o vencedor da Grande Prova Nacional “Bombeiro de Elite” em 2023, subindo o Quebra Costa, entre o Arco da Almedina e a Porta Férrea da Universidade, em 3 minutos e 1 segundo.

PUBLICIDADE

O soldado da paz quer voltar a vencer a prova de resistência, com um percurso de 500 metros, com desnível positivo de aproximadamente 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14%.

“O segundo ficou atravessado”, afiançou ao NDC Paulo Costa no final da apresentação da “Elite Quebra Costas Internacional”, que se realiza este sábado, 16  de março.

PUBLICIDADE

“Quero voltar a vencer”, garantiu, sublinhando que este ano aposta nos “três minutos”.

Para isso, o bombeiro que já passou pela força aérea e está a preparar-se há dois meses para o evento. Pratica ciclismo e BTT e como complemento vai ao ginásio.

PUBLICIDADE

publicidade

Os participantes envergavam equipamento de proteção individual (EPI) urbano completo, carregando cerca de 30 quilos.

“É uma prova de superação no Quebra Costas, mas que quebra as pernas” brinca o operacional, que escolheu a carreira de bombeiro sapador há cinco anos.

Cerca de 500 bombeiros de todo o país, bem como de Espanha, França e Brasil, vão participar nesta prova de resistência internacional.

Os operacionais irão usar um equipamento individual de proteção urbano completo, que é composto por botas urbanas de biqueira de aço, calça e casaco de combate de incêndios, capacete e garrafa de ar comprimido.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE