Coimbra

Que barulho é este em Coimbra?”Buzina de um navio que toca numa cidade que não tem mar”

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 14-04-2024

Desde 6 de abril, que duas vezes por dia, durante uns minutos, se ouve a buzina de um navio em Coimbra. O som tem levado muitos a questionar nas redes sociais de que se trata, relatando a surpresa ou mesmo o susto que apanham.

PUBLICIDADE

A inquietude está desfeita: Trata-se de uma instalação sonora, de autoria do artista espanhol Berio Molina, no âmbito da 5.ª edição do Anozero – Bienal de Arte Contemporânea, que decorre sob o tema “O Fantasma da Liberdade.

Uma “buzina de um navio que toca numa cidade que não tem mar” dá “conta do quanto a arte é uma fricção entre a realidade e aquilo que lá colocamos”, explicou na inauguração do evento que decorre até 30 de junho, Carlos Antunes do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra.

PUBLICIDADE

Entre as obras comissionadas pela Bienal conta-se a Dislocación, com uma instalação sonora que recorre a buzinas resgatadas de um cemitério de navios, na Índia.

Irá tocar duas vezes por dia, em horários aleatórios, como se houvesse uma embarcação a passar por Coimbra, uma cidade sem mar, de modo algo fantasmagórico.

PUBLICIDADE

publicidade

É na margem esquerda do Rio Mondego, no espaço exterior do mosteiro, virada para o centro de Coimbra, que “sai” o som distintivo das buzinas, que se ouve a longa distância, remetendo para a ideia de viagem.

A bienal de arte contemporânea de Coimbra Anozero explora espectros e fantasmas, a partir da ideia de liberdade, no ano em que se celebram 50 anos do 25 de Abril.

A quinta edição tem como epicentro, uma vez mais, o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, e é guiada pelo tema “O Fantasma da Liberdade”.

Ouça o som que estremece Coimbra:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE