Vamos

Os números e nomes da Bienal Ano Zero em Coimbra

António Alves | 4 semanas atrás em 06-04-2024

Imagem: Jorge das Neves

Oito espaços de curadoria, mais de 40 artistas e cerca de 80 propostas da programação convergente. São estes os números da 5.ª edição da Bienal Ano Zero que tem início este sábado, 6 de abril, e que irá durar até 30 de junho. Quanto aos nomes, as escolhas pertenceram aos curadores Marta Mestre e Ángel Calvo Ulloa.

PUBLICIDADE

Tendo como epicentro o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, a Bienal Ano Zero é guiada este ano pelo tema “O Fantasma da Liberdade”, evocando os 50 anos do 25 de Abril e os 100 anos do manifesto surrealista, utilizando o título de um filme do cineasta Luís Buñuel em 1974.

Para além do mosteiro, a bienal terá também obras no Pátio das Escolas, Jardim Botânico e Coimbra-B, entre outros espaços da cidade. A abertura decorreu este sábado, ao final da manhã, na Sala da Cidade (junto ao município de Coimbra), local onde está o trabalho de Teresa Lanceta.

PUBLICIDADE

Carregue na galeria relativa à abertura oficial da iniciativa

Para Ángel Calvo Ulloa, um dos curadores da Bienal, o principal desafio foi a “especificidade” de trabalhar em alguns locais da cidade, o que provocou algumas dificuldades em arranjar artistas que mostrem os seus trabalhos.

PUBLICIDADE

publicidade

Na entrevista ao Notícias de Coimbra, o pesquisador em arte contemporânea disse que os trabalhos apresentados têm todos de “dialogar” com a história desses mesmo locais. “Os espaços são locais vivos que ajudam a escolher as propostas apresentadas”, frisou.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Ángel Calvo Ulloa

Na sessão de abertura, o diretor Carlos Antunes lembrou a importância de ser encontrado um espaço que possa acolher a sede desta iniciativa. A ambição passa pelo Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, epicentro das últimas edições do Ano Zero.

O reitor Amílcar Falcão reforçou o apoio da Universidade de Coimbra nesta iniciativa, com o presidente da câmara José Manuel Silva a sugerir que o “solo” desta bienal, a decorrer no ano de 2025, possa ter lugar nas antigas instalações do Hospital Pediátrico de Coimbra.

O programa completo está disponível no sítio da Bienal Ano Zero.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a abertura oficial da Bienal Ano Zero

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE