Saúde

Quais foram os nomes de meninas e meninos mais escolhidos em 2023?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 meses atrás em 21-12-2023

Imagem: Depositphotos.com

Maria e Francisco voltaram a ser os nomes mais escolhidos pelas famílias em Portugal pelo quinto ano consecutivo.

PUBLICIDADE

Entre as novidades está o nome Vicente que chegou à lista dos dez primeiros nomes de rapazes mais populares de 2023. O nome João, que costumava estar no top três, perdeu terreno e está agora em 6.º lugar, pode ler-se no Jornal de Notícias (JN).

Desde o início do ano (até 19 de novembro), “foram registados 75.643 mil bebés em Portugal. Até finais de novembro, nasceram 4.675 Marias e 1.832 Franciscos, segundo os dados do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), enviados ao JN pelo gabinete da ministra da Justiça”, refere.

PUBLICIDADE

Embora o número de nascimentos esteja a aumentar, continuam a nascer menos bebés do que em 2019 e 2020.

Comparando com as listas de 2022, os pais têm sido pouco criativos na escolha de nomes. Alice (1.111) e Leonor (1.090) mantêm-se como o segundo e o terceiro nomes mais escolhidos para raparigas. Na lista dos dez nomes femininos favoritos seguem-se Matilde, Benedita, Carolina e Beatriz, as mesmas posições do ano anterior.

PUBLICIDADE

publicidade

Os nomes Francisca (654) e Camila (616) ganharam peso e, em contrapartida, há menos Margaridas (600).

No caso dos rapazes, é onde se verifica uma mudança de escolhas mais significativa. De 2022 para este ano, depois de Francisco, Afonso (1.171) continua a ser o segundo nome favorito, mas João foi destronado do 3º lugar pelo nome Duarte (1.129), descendo para o sexto mais escolhido.

Lourenço (1.118), este ano em quarto, foi responsável pela queda do nome Tomás (1.061) para o quinto mais escolhido.

Já Vicente (949) ganhou popularidade este ano, entrando nos dez primeiros nomes masculinos, ao mesmo tempo que Santiago saiu da lista deste ano.

Gabriel também começa a ganhar mais peso. Miguel e Martim mantêm um lugar nos dez favoritos, mas no fundo da lista.

O registo de nascimento deve ser pedido nos primeiros 20 dias de vida do recém-nascido e, desde 2020, os pais podem fazê-lo sem sair de casa, através do portal online da Justiça.

“Os nomes próprios permitidos são os que constam na lista do Registo Civil, sendo que há exceções nos casos de pessoas com nacionalidade estrangeira. Qualquer nome completo deve ter no máximo seis vocábulos gramaticais”, informa o JN.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE